Aprovação de governadores fica em 34% e rejeição vai a 27%, aponta pesquisa DataPoder360

Poder360 – Pesquisa DataPoder360 indica que 27% dos brasileiros consideram o trabalho dos governadores de seus respectivos Estados ruim ou péssimo. O percentual indica uma elevação de 6 pontos percentuais em 15 dias, desde o último levantamento.

Os que afirmaram que as administrações estaduais são boas ou ótimas somam 34%, enquanto 35% consideram o trabalho regular.

Os moradores do Nordeste são os que mais avaliam positivamente o trabalho dos governadores. Lá, 53% acham os mandatários bons ou ótimos.

Já quando se considera apenas a região Sudeste, o percentual dos que acham o trabalho dos Estados ótimo ou bom é de 23%, bem menor do que a média nacional. Outros 35% rejeitam as administrações.

 

 

Mesmo com o crescimento da rejeição, a parcela dos que acham os governadores ótimos ou bons se manteve estável.

Esse movimento reflete uma tendência nacional. Cerca de ⅓ do eleitorado que vinha se mantendo neutro está diminuindo gradativamente e migrando para uma das pontas, ou apoiando ou rejeitando os políticos.

A pesquisa foi realizada de 25 a 27 de maio pelo DataPoder360, divisão de estudos estatísticos do Poder360, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 544 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Conheça mais sobre a metodologia lendo este texto.

Leia o relatório completo dos resultados no Brasil (1,6 MB).