Diante da omissão de Caiado, Governo do Distrito Federal doa oito mil testes de Covid-19 para o Entorno

Para enfrentar a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) é necessário unir esforços. Com esse pensamento, o Governo do Distrito Federal (GDF) doou ao estado de Goiás oito mil testes para diagnóstico de Covid-19. A medida vem após um acordo cooperativo entre os governos e vai ajudar no diagnóstico de doentes em quatro municípios: Cidade Ocidental, Novo Gama, Planaltina de Goiás e Valparaíso.

“Temos um fluxo diário de aproximadamente 600 mil pessoas do Entorno. Ajudando a cuidar da saúde deles, estamos cuidamos também da saúde do Distrito Federal”, avalia o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Ricardo Tavares. Ele explica que, além da doação dos exames, a Secretaria de Saúde do DF também treinou e capacitou servidores dos municípios goianos. “Compartilhamos também os protocolos e as notas técnicas como forma de uniformizar a atuação aqui e lá”, acrescenta Tavares.

A aplicação dos testes no Entorno, segundo o secretário, será coordenada pelo próprio município. “Lá, o ritmo será o mesmo do nosso. Os testes serão recomendados para quem tem sintomas”, esclarece.

Embora o programa seja destinado neste primeiro momento a essas quatro cidades, a intenção é que todos os municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) que fazem fronteira com o Goiás possam receber o suporte no futuro. Cidade Ocidental, Novo Gama, Planaltina de Goiás e Valparaíso foram os primeiros a assinar o acordo de cooperação e, portanto, a receber o material para o teste e a capacitação.

Gestores de saúde dessas quatro cidades, inclusive, já participaram de um treinamento conduzido pelo diretor de Enfermagem da Secretaria de Saúde do DF, Saulo Jacinto. A iniciativa serviu para tirar dúvidas com relação à testagem e transmitir experiências do DF em relação ao diagnóstico de Covid-19 na população.