quinta-feira , 28 março 2024
Sem categoria

Aparecida: prefeitura começa pelo Setor Independência Mansões testagem em massa nos bairros

A partir desta segunda-feira, 27 de julho, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia iniciará mais uma ação pioneira em Goiás para ampliar a testagem em massa da população para Covid-19. O objetivo é fazer o diagnóstico precoce, e, assim, poder evitar o agravamento dos casos e até mortes causadas pela doença. Os agentes de combate a endemias (ACE’s) e agentes comunitários de saúde (ACS’s) farão, até a sexta-feira, 31, um arrastão nos bairros com mais casos ativos confirmados da Covid-19 indo de casa em casa em uma busca ativa para localizar pessoas com sintomas da infecção e encaminhá-las para a testagem com o exame RT-PCR na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

O prefeito Gustavo Mendanha informa que as atividades iniciaram pelo Setor Independência Mansões, nesta segunda, com a participação de 20 ACS’s, e, na quarta-feira, os trabalhos devem ser iniciados no Buriti Sereno, o maior bairro da cidade, com 135 ACE’s preparados para visitar 8 mil imóveis. “O pessoal da Secretaria de Saúde (SMS) está fazendo um planejamento minucioso para essa iniciativa importantíssima ser o mais eficiente possível. Trabalhamos para proteger a população de Aparecida e para isso temos utilizado estratégias ousadas, criativas e com eficácia científica comprovada. Agora vamos buscar possíveis infectados em suas residências e conhecer a realidade de cada pessoa e família para identificar mais casos. A partir daí, vamos isolar e tratar os doentes antes que a doença deles se agrave, garantindo mais tranquilidade e conforto para os moradores do município”, afirma.

Em concordância com o prefeito, o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, que também preside o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus em Aparecida, esclarece que o encaminhamento das pessoas com suspeita da doença seguirá protocolos técnicos e permitirá que os profissionais da SMS intensifiquem o monitoramento dos doentes, façam o rastreamento dos contatos e conheçam melhor os fluxos de contágio. “Uma parte essencial do nosso trabalho, para além de testar, isolar e tratar, como orienta a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a de conhecer a realidade da Covid-19 no município, em geral, mas também na vida das pessoas de diferentes regiões. Oferecendo assim os cuidados necessários com excelência e precisão”.

Com a busca ativa, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia continua ampliando a testagem em massa. A iniciativa soma-se aos testes já realizados diariamente nos dois drive-thrus e nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) da cidade (Brasicon, Buriti Sereno e Flamboyant), bem como nas três UBS’s aptas a realizar a coleta para o RT-PCR (Expansul, Jardim Tiradentes e Garavelo Park). Ao longo da próxima semana, mais quatro UBS’s iniciarão as coletas: Alto Paraíso, Santa Luzia, Buriti Sereno e Independência Mansões. O exame identifica se a pessoa está com a Covid-19 e só pode ser feito mediante indicação médica com agendamento pela SMS.