sexta-feira , 26 abril 2024
Sem categoria

Anápolis: plataforma de ensino a distância é disponibilizada para professores da rede municipal

A secretaria de Educação de Anápolis oferece em parceria com a Fundação Telefônica Vivo novos cursos à distância para educadores.

Totalmente gratuitos, os cursos oferecidos a professores da rede municipal são 100% online, de curta duração, e trazem reflexões para apoiar os pedagogos no desenvolvimento de suas carreiras e aprimoramento das práticas pedagógicas.

A complexidade do mundo contemporâneo pede, cada vez mais, múltiplas respostas e caminhos em busca da educação eficaz. Tecnologia, conhecimento e inovação, importantes aliados no empenho por soluções para os desafios do ensino básico, são o foco da colaboração entre Semed e Telefônica Vivo, estabelecida em 2017 para formação de professores e gestores da rede municipal com propósito de estimular a inovação educativa.

As formações, que aconteciam presencialmente para professores e gestores nos anos anteriores, foram migradas recentemente para a plataforma on-line Escolas Conectadas, em virtude da pandemia, e os cursos, que atendiam pelo menos um representante das equipes docente e gestora de cada unidade escolar, passaram a ser acessíveis a todos os servidores do município.

Em contrapartida à realização das formações, a Educação Municipal se compromete a trabalhar para fortalecer o vínculo entre escola e os sujeitos que nela atuam, avaliando constantemente os resultados e experiências alcançados, e o consequente avanço obtido por meio dos conhecimentos compartilhados entre a rede. A colaboração culminou no 1º Caderno de Boas Práticas – lançado no fim de 2019 e disponibilizado através de dossiê na Revista Anápolis Digital, além de distribuição impressa – reunindo as experiências mais exitosas da educação Anapolina nos últimos anos. A curadoria dos cases e execução do Caderno ficou por conta da Telefônica Vivo, com apoio do CIEDS – Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, entidade com histórico extenso de realizações pela educação nacional e grande parceiro da Secretaria de Educação de Anápolis.