sexta-feira , 19 abril 2024
Sem categoria

Aparecida: busca ativa por pessoas com covid-19 chega ao Cidade Vera Cruz

Iniciada na semana passada, a busca ativa de pessoas com sintomas de Covid-19 nos bairros com mais casos ativos em Aparecida chega agora aos setores Cidade Vera Cruz 1 e 2.
Ao todo, 120 agentes comunitários de saúde e de endemias percorrerão as ruas do bairro nesta sexta-feira, 07e sábado, 08, visitando casa por casa e estabelecimentos comerciais para fazer a entrega de material explicativo sobre o novo coronavírus e questionar se tiveram contato com pessoas positivadas ou sentem algum sintoma de gripe.
Caso alguém apresente os sintomas, é encaminhado para testagem em dois pontos de coleta, sendo um na Feira Coberta na Avenida V-05 e outro no Ceu das Artes, em outro ponto da Avenida V-05. Os testes nos moradores encaminhados pelos agentes será realizada no sábado. A ação da Prefeitura de Aparecida tem como objetivo reforçar o enfrentamento à doença, testando a população em massa, possibilitando o mapeamento e o isolamento daqueles que testarem positivo.

Nas primeiras duas ações as equipes de agentes comunitários de saúde (ACS) e de agentes comunitários de endemias (ACE) visitaram cerca de 12 mil residências dos setores Buriti Sereno e Independência Mansões. O diretor de Atenção Primária, Giovani Melo explica que no Buriti Sereno foram realizadas 5.099 visitas em domicílio e foram efetuados 235 testes RT-PCR, padrão ouro, ou seja, o melhor para o diagnóstico acertado da doença. Já no setor Independência Mansões foram realizadas 3.700 visitas domiciliares e feitos 719 testes. “O Buriti Sereno é o maior bairro da cidade e o que tem maior número de habitantes, e consequentemente é o que tem mais casos confirmados da doença em Aparecida. Até esta quarta-feira, 05, era de 682 casos. Talvez por isso o número de testes na busca ativa tenha sido mais baixo”, explicou o diretor.

Durante as visitas os agentes entregam material contendo as explicações mais importantes a respeito da doença, reforçando as formas de prevenção e como buscar ajuda. “A ação foi pensada no sentido de reforçar o trabalho que já vem sendo realizado, auxiliando as equipes na identificação de casos suspeitos e também realizando o monitoramento de indivíduos com doenças crônicas”, disse Giovani. Ele explica ainda que para isso foi produzido um formulário no formato de checklist, preenchido pelos próprios agentes com os dados pessoais dos responsáveis da casa e informações sobre a existência de algum indivíduo da família com os sintomas básicos da doença, ou listado dentre os grupos considerados de risco e os tipos de medicamentos consumidos.

“O material divulgado conta com explicações de todos os atendimentos realizados pelas equipes do 0800 646 1590 e em quais situações as pessoas devem procurar cada tipo de unidade de Saúde. Por exemplo: se estiver apenas com coriza, a pessoas deve ficar em casa. Se estiver com coriza e febre, também deve ficar em casa, mas em alerta. No caso de coriza, febre e tosse, deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Mas se além desses sintomas também estiver com falta de ar, ela deve se dirigir uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA)”, pontuou.

Essa busca ativa garantirá a presença do poder público no que diz respeito a enfrentamento do covid-19 a todos as pessoas. Os dados coletados também servirão para balizar novas políticas públicas e tomadas de decisão. “O encaminhamento das pessoas com suspeita da doença segue protocolos técnicos. Uma parte essencial do nosso trabalho, para além de testar, isolar e tratar, como orienta a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a de conhecer a realidade da Covid-19 no município, em geral, mas também na vida das pessoas de diferentes regiões. Dessa maneira, oferecemos os cuidados necessários com excelência e precisão”, pontuou o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães.

Com a busca ativa, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia continua ampliando a testagem em massa iniciada no dia 22 de abril com a contratação de um laboratório conveniado ao SUS.

Atualmente os testes são feitos de segunda a sexta-feira nos dois drive-thrus e diariamente nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) da cidade (Brasicon, Buriti Sereno e Flamboyant). Além das UBS’s aptas a realizar a coleta para o RT-PCR, Expansul, Jardim Tiradentes, Garavelo Park, Alto Paraíso, Santa Luzia, Buriti Sereno e Independência Mansões. O exame identifica se a pessoa está com a Covid-19 e só pode ser feito mediante indicação médica com agendamento pela SMS

Segundo critérios técnicos da SMS, os testes RT-PCR de Covid-19 são destinados a pessoas com sintomas gripais, principalmente aquelas dos grupos prioritários como idosos, trabalhadores de serviços de saúde, trabalhadores de segurança pública, portadores de comorbidades agravantes para o Coronavírus e contatos intradomiciliares de casos confirmados. Além da nova modalidade da busca ativa nos bairros com mais casos, os exames são solicitados por médicos da SMS após consulta em qualquer unidade da rede pública ou mediante ligações.