quarta-feira , 24 abril 2024
Sem categoria

Aparecida inaugura Centro de Inteligência Tecnológica que irá monitorar a cidade em tempo real

A prefeitura de Aparecida inaugura nesta quinta-feira (13) o Centro de Inteligência Tecnológica (CIT). A inauguração será por videoconferência às 15h30, mas anteriormente, às 14h30 será realizada uma coletiva com a imprensa para apresentar toda a estrutura montada e em funcionamento.
Localizado na Cidade Administrativa, o centro é peça fundamental para o sucesso do Projeto ‘Cidade Inteligente’ que, proporcionará mais segurança com videomonitoramento em tempo de real de diversos pontos da cidade, integração dos órgãos que compõem a administração municipal, agilidade no atendimento à população, maior transparência com a disponibilização de informações, inclusive, de interesse público e conexão via banda larga.

Composto por um data center com alta capacidade para processamento e armazenamento de dados, o CIT está estruturado com duas salas de videomonitoramento com 30 estações de trabalho, onde servidores das forças de segurança irão monitorar imagens de 650 câmeras de alta definição instaladas em diversas regiões da cidade. Batizado de ‘Olhos de Águia’, o trabalho de fiscalização integrado será fundamental para reduzir a taxa de criminalidade, sobretudo, em áreas comerciais. Com tecnologia de ponta também será possível identificar veículos furtados ou roubados e criminosos procurados pela Justiça.

Para que tudo funcione perfeitamente, a Prefeitura de Aparecida instalou mais de 500 km de fibra óptica em toda cidade, que chegará 700 km. Com isso, mais de 200 unidades administrativas entre escolas, postos de saúde e secretarias estarão conectadas, elevando a qualidade do atendimento prestado aos mais de 500 mil habitantes da cidade. “Tudo isso resultará em uma cidade mais perto do futuro, integrando tecnologia e inteligência em suas ações e em uma prefeitura mais perto da população, seja nos postos de atendimento, seja pela internet”, aponta o prefeito Gustavo Mendanha sobre o ‘Cidade Inteligente’.

Com capacidade de armazenamento de 7.600 terabytes, o data center do Centro de Inteligência Tecnológica também irá armazenar e processar todas as informações da prefeitura de Aparecida. “Não temos dúvida de que a partir de agora teremos condições de melhorar inúmeros procedimentos de atendimentos, reduzindo tempo resposta e, em vários, casos também a burocracia”, projeta Gustavo Mendanha ao destacar a importância do CIT e de todo projeto ‘Cidade Inteligente’.

Além monitorar as principais praças, parques, unidades escolares e de saúde, a prefeitura de Aparecida também irá disponibilizar acesso à internet via banda larga. Para isso, serão instalados pontos de Hotspots Livres para que servidores e frequentadores desses locais possam navegar com segurança e qualidade. “Em alguns casos, a pessoa vai à uma unidade de saúde e quando sai não tem crédito no celular, por exemplo, para pedir um táxi ou carro de aplicativo de transporte’’, exemplifica o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cleomar Rocha, que informa ainda que a Praça da Cidade Administrativa já conta com wifi disponível.

Hoje, o CIT já recebe e monitora imagens de 34 câmeras de videomonitoramento. Até o final do mês, outras 150 deverão entrar em funcionamento. “Por conta do isolamento social e também da falta de energização em alguns pontos onde os postes das câmeras foram instalados, não foi possível iniciar a captura de imagens prontamente. Estamos aguardando a Enel para então conseguirmos concluir a instalação dos equipamentos, mas avançamos diariamente e, em breve, teremos cerca de 600 pontos monitorados em diversas regiões da cidade”, explica o secretário.

Cleomar reforça que o ‘Cidade Inteligente’ irá colocar Aparecida em evidência no cenário nacional, pois poucas cidades brasileiras estão desenvolvendo projetos semelhantes. “Toda a administração e também a população será beneficiada com tudo que for desenvolvido. São diversos benefícios como economia, segurança, rapidez no processamento de informações e outros”, conclui.