sábado , 20 abril 2024
Sem categoria

Aparecida de Goiânia abre terceiro drive thru de testagem para a covid-19

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia ampliou, nesta quarta-feira (26), a testagem de Coronavírus, pelo método “drive-thru”, em que as pessoas não precisam descer de seus carros e motos para realizar o exame. Um novo posto de coleta foi montado na área externa do Hospital Garavelo, no setor Garavelo Residencial Park. O local funcionará de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h, com capacidade para 200 exames diários. Para realizar o teste é necessário estar com sintomas da Covid-19 e agendar previamente pelo 0800-646-1590. Ao todo, são 14 postos de coleta na cidade para exames do tipo RT-PCR, considerado pelos especialistas como padrão ouro para esse tipo de diagnóstico, sendo três drive-thrus.

“Aparecida foi um dos primeiros municípios no país a investir em testagem em massa. Ainda em abril, saltamos de 15 testes semanais para mais de 300. Desde então, expandimos os postos de testagem para diferentes regiões da cidade, com o objetivo de examinar o maior número possível de moradores. Hoje, realizamos uma média de mais de mil testes por dia e já testamos 14% da nossa população. Uma estratégia muito forte que se reflete em todos os nossos resultados de enfrentamento à pandemia”, afirmou o secretário de Saúde de Aparecida de Goiânia, Alessandro Magalhães.

Segundo o gestor, o diagnóstico precoce por meio da ampla oferta de exames permite que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conduza o correto isolamento e monitoramento dos doentes, quebrando a cadeia de transmissão do vírus: “Em nossa cidade, os resultados do RT-PCR ficam prontos em até 48h e os casos positivos são acompanhados pela Central de Telemedicina. Pessoas do grupo de risco ainda participam de um programa de monitoramento com a realização de exames laboratoriais a cada dois dias, tomografia e empréstimo de oxímetros. Tudo isso evita que o doente seja internado já em estado muito grave e que evolua para o óbito”.

Drive-thru: modelo assertivo

Com três pontos de drive-thrus para exame de diagnóstico da Covid, Aparecida tem investido na praticidade e segurança do modelo, que reduz o fluxo de pessoas nas unidades de urgência, evitando aglomerações: “Encontramos nesse formato uma maneira de ampliar a testagem na cidade de forma organizada, segura e acessível com critérios técnicos e que facilita o acesso da comunidade por não exigir consulta médica prévia. Mas, destaco uma recomendação da SMS: é muito importante realizar o diagnóstico de forma rápida e ser avaliado pela equipe técnica. Muitos chegam em nossas unidades já debilitados, com os pulmões comprometidos e outros problema. Então, em caso de sintomas, não deixem de fazer o exame. Seja no drive ou em alguma unidade de saúde”, destacou o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção.

De acordo com o superintendente, além do novo posto de coleta no setor Garavelo, a Prefeitura oferece testes no drive-thru do Centro de Cultura e Lazer José Barroso, na região Central, e na área externa do Centro de Diagnósticos e Especialidades, no Jardim Boa Esperança. “Realizamos ainda o teste RT-PCR nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPA´s) de Aparecida (Brasicon, Buriti e Flamboyant), e em oito Unidades Básicas de Saúde (UBS´s): Buriti Sereno, Independência Mansões, Pontal Sul I, Garavelo Park, Jardim Tiradentes, Expansul, Santa Luzia e Alto Paraíso”, pontuou.

Como funciona

Podem fazer o teste pelo drive-thru pessoas com sintomas gripais condizente com os da Covid-19 e que sejam moradoras de Aparecida de Goiânia. O agendamento é realizado pelo 0800-646-1590. Na data e horário agendados, basta passar pela estrutura de tendas e cabines montada no drive-thru determinado. O paciente, sem descer do veículo, apresenta um documento de identidade e passa pela triagem e notificação. Em seguida, são aferidos alguns sinais vitais e, estando tudo de acordo com os protocolos, é feita a coleta do material. O paciente é então liberado para ir embora aguardar o resultado que será informado por telefone, via mensagem de whatsapp, pelo laboratório responsável.