quinta-feira , 28 março 2024
Sem categoria

Iniciadas obras de restauração da Casa de Cultura Altamiro de Moura Pacheco

Começaram as obras de restauração do Sobrado ‘Casa de Cultura Dr. Altamiro de Moura Pacheco’. Segundo a Engenho & Arte Produções, entidade responsável pelas obras, a previsão é que os serviços sejam entregues seis meses. A casa, localizada na Avenida Araguaia, esquina com Rua 15, no Centro da capital goiana, pertenceu a um dos notáveis pioneiros de Goiânia.
As obras são realizadas graças a recursos liberados pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás (FAC). Serão cerca de R$ 500 mil investidos na restauração. Segundo Giulyane Nogueira, diretora da Engenho & Arte, é preciso cumprir alguns protocolos durante o processo. “Todas as etapas da restauração são acompanhadas pelo FAC”, disse. “A obra de restauro é uma obra em que precisamos ver os elementos utilizados no bem original. Se for preciso trocar alguma coisa, procuramos repor de igual forma. Essa análise não é possível com uma equipe da construção civil que não tenha capacitação específica pra isso. É uma obra com pessoas mais afuniladas para esse setor”, acrescentou Giulyane.
Construída nos anos 30 e tombada como bem histórico de Goiânia pela prefeitura em 1999, a Casa da Cultura foi doada para a Academia Goiana de Letras (AGL) em 1993, três anos antes da morte de Altamiro de Moura Pacheco. Além do sobrado, foi doado todo o seu acervo pessoal contendo fotos, medalhas, livros da histórica biblioteca, bens móveis e obras de arte que preservam a história de Goiás.
Presidente da AGL, José Ubirajara Galli vê com empolgação a restauração da Casa. Segundo ele, o local poderá voltar a ser um ponto de convívio para a sociedade goiana, além contribuir para manter viva a história de Altamiro. “A restauração da Casa trará a destinação que ela tinha, como um local de reuniões da AGL, espaço de palestras, de lançamentos de livros e também de visitação pública”, disse.