sábado , 11 maio 2024
Sem categoria

“É fundamental que as pessoas conheçam as ações do Poder Legislativo”, diz Lissauer 

Fruto de uma parceria inédita entre a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e a TV Brasil Central (TBC), o novo Jornal da Manhã da TV Alego estreou na manhã desta terça-feira, 08, e contou com a participação, ao vivo, do presidente da Casa, Lissauer Vieira (PSB). A partir de agora, o novo telejornal será transmitido pelas duas emissoras, de terça a sexta-feira, às 7h30, e alcançará de forma simultânea os 246 municípios goianos. De acordo com o chefe do Poder Legislativo, uma iniciativa extremamente positiva que visa reforçar as ações de transparência do Parlamento goiano, além de aproximar ainda mais os cidadãos da Casa de Leis.

“Para nós é uma alegria enorme participar dessa estreia, resultado de uma grande parceria e que, com certeza, renderá muitos frutos para a nossa população. Ficamos extremamente honrados de fazer parte dessa história e desse marco da nossa gestão, que tem como um dos pilares a transparência. Queremos com esse novo projeto aproximar ainda mais toda a nossa população da Assembleia Legislativa. Vejo que é fundamental para a nossa democracia que as pessoas conheçam as ações do Poder Legislativo”, ressaltou Lissauer.

Durante sua participação no novo telejornal, o presidente da Alego também destacou outras realizações importantes relacionados ao Poder Legislativo, como a implantação das sessões híbridas e a construção da nova sede da Casa de Leis. Segundo ele, conquistas que ficarão como um legado para o Parlamento goiano.

“Diante dessa grave pandemia tivemos que nos reinventar e adotamos as sessões remotas e, agora, as sessões híbridas para darmos continuidade aos nossos trabalhos parlamentares. Outra conquista que considero extremamente importante foi a retomada das obras da nova sede da Alego, que estava paralisada há alguns anos e graças ao trabalho realizado pelas gestões dos ex-presidentes, Hélio de Sousa e José Vitti e, também através do nosso total empenho, foi reiniciada. Com certeza, legados que ficarão para a história do Legislativo goiano”, frisou.

Ainda durante sua participação no Jornal da Manhã, o presidente Lissauer analisou o cenário das eleições municipais deste ano e afirmou que a expectativa é de que as sessões ordinárias continuem registrando quórum positivo, mesmo durante o período eleitoral. De acordo com ele, o sistema remoto de deliberação adotado pela Casa contribuirá para isso, uma vez que, os deputados, mesmo de suas bases eleitorais, poderão discutir e votar as matérias de forma virtual.

“Sabemos que as eleições deste ano serão totalmente atípicas, sem o contato físico com o eleitor, sem aproximação direta com a sociedade e os candidatos terão que se adaptar a essa nova realidade. Já no âmbito do Poder Legislativo, vejo que não teremos problemas com relação ao quórum dos deputados, graças ao sistema remoto que implantamos e que vai permitir que eles participem das sessões de forma virtual, seja de suas bases eleitorais ou escritórios políticos. A presença dos deputados durante o período eleitoral sempre foi uma preocupação de todas as Mesas Diretoras, mas este ano, por conta das sessões híbridas e remotas, não teremos problemas quanto a isso”, salientou.