quarta-feira , 24 abril 2024
Goiás

Desvio de milhões no programa Farmácia Popular: polícia faz operação em Goiás

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 23, a Operação Abutre, com o objetivo de combater uma organização criminosa responsável por fraudes que causaram prejuízo de cerca de R$10 milhões ao Programa Farmácia Popular, do Ministério da Saúde. Cerca de 70 policiais federais estão cumprindo 17 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 11ª Vara Federal, nos estados de Goiás, Mato Grosso, Paraná e no Distrito Federal.

Em Luziânia, estão sendo cumpridos 14 mandados, sendo um de sequestro de imóvel em condomínio de luxo. Também foi determinado o bloqueio judicial de várias contas bancárias em nome dos investigados.

A investigação identificou que o grupo criminoso adquiriu fundos de comércio de farmácias, mediante sucessão societária fraudulenta, encerrando, na sequência, as atividades comerciais, promovendo, entretanto, lançamentos inexistentes no banco de dados do Programa Farmácia Popular, a fim de desviar valores vultosos do referido programa federal.

A ofensiva visa identificar outras pessoas que teriam envolvimento com a organização criminosa, além de comprovar a destinação dos recursos públicos ilicitamente desviados, seja por meio de transferências para terceiros, aquisição de bens ou incorporação patrimonial em favor dos envolvidos.