domingo , 11 maio 2025
Notícias

Cerveja feita a partir de mandioca produzida em Goiás poderá ter redução de ICMS

Deve ser analisado nos próximos dias na Comissão Mista da Assembleia Legislativa de Goiás, o projeto enviado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) que propõe a inclusão de um item no Código Tributário do estado. A proposta concede redução da alíquota do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação, (ICMS) de 25% para 12% às operações de fabricação de cerveja que contenha, no mínimo, 16% de fécula de mandioca em sua composição, desde que a matéria-prima tenha sido produzida em Goiás.

Em ofício enviado à Casa de Leis, o governador alega que a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços concluiu que a diminuição do imposto vai proporcionar “o fortalecimento do setor cervejeiro de Goiás, que já é, no Centro-Oeste, o estado com maior número de cervejarias, impulsionando ainda o agronegócio, o pequeno varejo e o mercado de embalagens, de logística, de maquinário e da construção civil”.

Além disso, segundo o documento da Governadoria, estudos da Secretaria de Estado da Economia demonstraram que a renúncia de receita com a redução da alíquota, será compensada com a arrecadação do ICMS sobre a comercialização da cerveja produzida em Goiás, o que atende ao previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Outro aspecto observado na proposta é o social, já que a mandioca é produzida, principalmente, pela agricultura familiar. Sobre isso, a Secretaria de Estado da Agricultura também se manifestou, alegando que a iniciativa promoverá a comercialização da produção por pequenos produtores rurais e possibilitará “maior efetividade de políticas públicas voltadas a ciclos curtos de comercialização e desenvolvimento regional, já que a mandioca é uma cultura produzida, em sua grande parte, por pequenos produtores em todo o estado de Goiás”.

Para ser aprovada, a proposta da Governadoria tem que passar pelas comissões técnicas e, ainda, por duas votações nas sessões plenárias.

Artigos relacionados

Notícias

Superior Tribunal de Justiça considerada ilegal, pela segunda vez, prisão de Karine Gouveia e marido. Casal está em liberdade

• Ilegalidade reconhecida O Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu, pela segunda...

Notícias

Tragédia em Ipanema: arquiteto goiano Igor é encontrado morto após desaparecer no mar

•Desaparecimento O arquiteto Igor Sousa, de 36 anos, que estava desaparecido desde...

Notícias

Gisele é encontrada em Itumbiara: o que se sabe sobre o desaparecimento

• Localização confirmada Gisele Heloísa Alves Silva, de 29 anos, foi localizada...

Notícias

“Ia arrancar um dente” — e nunca mais voltou. O que se sabe sobre o caso Gisele, de Goianira?

• Último contato com o patrão Gisele Heloísa Alves Silva, de 29...