sexta-feira , 29 março 2024
Sem categoria

Ibope: Maguito lidera com 13% na espontânea, com dois pontos a mais que Vanderlan

Veja abaixo matéria do site Poder Goiás:

Além de estar empatado tecnicamente com Vanderlan Cardoso (PSD) na pesquisa estimulada, o candidato a prefeito Maguito Vilela (MDB) ainda lidera na pesquisa espontânea, onde nenhuma cartela de candidatos é apresentada ao candidato. É o que revela a pesquisa Ibope/TV Anhanguera divulgada na sexta, 2 de outubro e cujos números mais detalhados estão sendo revelados neste sábado, 3 de outubro.

Segundo a pesquisa, 13% manifestam espontaneamente a intenção de votar em Maguito para a Prefeitura de Goiânia e 11% falam em votar em Vanderlan. Adriana Accorsi (PT) aparece em terceiro lugar com 3% das menções. Alcançaram 1%, cada, os candidatos Alysson Lima, Elias Vaz, Major Araújo, Talles Barreto e Virmondes Cruvinel.

O índice é bom para Maguito pois pesquisa espontânea indica consolidação de voto. O número de brancos e nulos é de 13% e o de indecisos é de 45%, que mostra uma eleição bem aberta ainda na capital.

Entre os chamados “formadores de opinião”, a consolidação de Maguito é ainda mais visível. Ele tem 16% dos votos dos eleitores com escolaridade superior, contra 12% de Vanderlan e 6% de Adriana Accorsi. Na clivagem por religião, Maguito lidera entre os católicos (17% contra 10% de Vanderlan) e perde entre os evangélicos (16% a 10% a favor de Vanderlan)

A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e foram ouvidos 602 eleitores entre 30 de setembro e 2 de outubro. O número de identificação da pesquisa na Justiça Eleitoral é GO-01290/2020. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.