sexta-feira , 26 abril 2024
Notícias

Bolsonaro: “30% das mortes por covid seriam evitadas com cloroquina”

O Brasil já atingiu a marca de 150 mil mortes por Covid-19, no dia em que o país chegou a esse número, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que 30% dos óbitos poderiam ser evitados com o uso da cloroquina, medicamento sem comprovação científica contra a Covid-19 e rejeitado por comunidades científicas mundial.

Durante transmissão ao vivo nas redes sociais, o presidente não comentou em nenhum momento sobre o número de mortes pelo vírus que o país atingiu no último sábado (10). Ele lamentou as vítimas e voltou a criticar medidas de isolamento social durante a pandemia.

Sem eficácia comprovada, o medicamento se tornou aposta do presidente na estratégia de resposta à pandemia no Brasil. Eduardo Pazuello, em sua gestão que começou em maio, o Ministério da Saúde passou a recomendar o uso do medicamento desde os primeiros sintomas da Covid-19, contrariando orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Durante a transmissão, ao lado de uma apoiadora, no Guarujá (SP), Bolsonaro citou o suposto estudo afirmando que o medicamento não causa arritmia cardíaca. “Eu sei que eu não sou médico, mas conversei com muitos médicos ou você acha que eu inventei a cloroquina?”, questionou o presidente.

“Vou chutar aqui, vou chutar. Por volta de 30% das mortes poderiam ser evitadas com hidroxicloroquina usando na fase inicial”, declarou o presidente. Ainda em seus argumentos, Jair Bolsonaro cita sobre a vitamina D. ” Uma maneira de você conseguir vitamina D é pelo sol e a vitamina D ajuda a combater o vírus”, declarou.

Durante a transmissão, ele pediu a uma apoiadora que tirasse a máscara que usava no início do vídeo ao vivo. Jair Bolsonaro durante a transmissão fez uma comparação do total de mortes no Brasil neste ano e disse que é “parecido” com a quantidade de óbitos do mesmo período em 2019, antes da pandemia.

Artigos relacionados

Notícias

Assassinato no interior de Goiás; Atleta é morto a tiros em Mambaí

Fato Um crime chocou a pacata cidade de Mambaí na noite da...

Notícias

Goiás violento: homem mata e carboniza corpo de desafeto após briga por causa de droga

Fato Um homem matou e carbonizou o corpo de um desafeto após...

Notícias

Homem morre após empilhadeira tombar sobre ele na Ceasa, em Goiânia

Fato Um homem, de 27 anos, morreu após uma empilhadeira tombar sobre...

Notícias

Observatório do CNJ e do CNMP vão acompanhar o caso Escobar. Família espera por prisão de Jorge Caiado

Fato • O assassinato de Fábio Escobar, ex-coordenador da campanha eleitoral de...