sexta-feira , 26 abril 2024
Sem categoria

No Dia do Professor, Vanderlan reforça compromisso de valorizar a categoria

Neste 15 de outubro, data em que é celebrado o Dia do Professor, Vanderlan Cardoso (PSD) reforçou o compromisso que tem com a educação. O candidato lembrou que os professores estão vivendo um momento desafiador, talvez o mais difícil de suas carreiras, em razão da situação provocada pela pandemia do novo coronavírus. “Vocês são nossos exemplos desde a primeira infância. Recebam meu carinho e admiração nesse dia e em todos os outros de lutas diárias”.

O candidato disse que sabe como valorizar o profissional da educação. “O professor quer sua carreira respeitada, mas também quer condições de trabalho”, reiterou. As políticas públicas, nas propostas de Vanderlan à prefeitura, visam universalizar o acesso à educação em Goiânia, promovendo um celeiro de oportunidades para crianças e jovens. “Neste sentido, compreendemos que a educação de qualidade passa pelo direito ao acesso à escolarização na Educação Infantil. É nossa meta universalizar o atendimento às crianças, bem como atender a atual demanda reprimida nos Cmeis”.

Para os professores e profissionais educadores, o candidato do PSD disse que vai desenvolver política que deem protagonismo a todos, com a descentralização do orçamento da educação, que será gerido e terá as prioridades definidas por profissionais da própria área em suas respectivas coordenações, além de valorizar e fomentar a carreira dos profissionais da educação, por meio do plano de carreira.

“Os números não são exatos, mas falam em uma fila de espera de até oito mil crianças. Vamos ampliar as parcerias com entidades filantrópicas, creches e pré-escolas da iniciativa privada, devidamente conveniadas, para atender a demanda da educação infantil municipal, comprando as vagas com preços justos, enquanto são construídas, reformadas e adequadas nossas unidades próprias”, pontuou Vanderlan.

O candidato também quer desenvolver e implantar o projeto Cmei nas Férias, de modo que o
atendimento seja normal nos meses em que as unidades estariam paradas sem prejudicar os profissionais. Colocar em funcionamento o projeto Família na Escola, para atender as mães e pais que desejam estudar no EJA (Educação de Jovens e Adultos), mas não têm com quem deixar seus filhos. A prefeitura disponibilizará cuidadores e atividades para as crianças enquanto seus pais estiverem na sala de aula.

Outros projetos

No Senado Federal, Vanderlan Cardoso foi um dos incentivadores da criação, junto à Secretaria de Ensino Superior do MEC, de um grupo de trabalho para finalizar processo de independência das universidades federais supernovas. “O objetivo principal do grupo é reunir esforços e traçar estratégias para efetivar, de forma definitiva, a autonomia das instituições que ainda possuem vínculos com outras universidades”.