sexta-feira , 29 março 2024
Sem categoria

Iris assina decreto que retoma benefícios a profissionais da Educação

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, assinou, na manhã desta quinta-feira, 15, decreto que determina o retorno de benefícios suspensos em virtude da pandemia da Covid-19 e da decretação de emergência. A assinatura foi acompanhada pelo secretário municipal de Educação e Esporte, Marcelo Costa, e de representantes de profissionais de Educação do município.

O Decreto n.1828 de 15 de Outubro de 2020 autoriza o retorno do pagamento da gratificação de pesquisa, substituição com vínculo, concessão de progressões verticais e horizontais dos servidores em geral, bem como adicionais, como titularidade e incentivo funcional. Os pagamentos já são válidos para a folha do próximo mês.

Iris Rezende manifestou seu apoio à classe de educadores, mencionando “serem responsáveis por uma das áreas mais importantes da Administração Pública”. O gestor municipal frisou que, antes mesmo do início de sua carreira na vida pública, sempre reconheceu “a Educação como parte fundamental do processo de cidadania”.

O prefeito também elogiou os resultados apresentados pela Educação Municipal, incluindo as 952 vagas recém-criadas em Cmeis da capital. “Tenho imensa satisfação em acompanhar essa evolução. Famílias carentes não têm condições de pagar por creches e escolas particulares, então, precisam encontrar qualidade na Educação Pública, especialmente na municipal”. Ainda segundo o prefeito, “o governo que não investe na Educação não atinge os resultados que sua população demanda”.

O secretário de Educação expressou sua gratidão por integrar a gestão municipal e pontuou que a assinatura do decreto representa uma compensação pelo heroísmo dos professores em se adaptar aos desafios impostos pela pandemia. Desafios estes, elencados por ele, que englobam desde as reduções orçamentárias até as adaptações a novas metodologias de ensino.

Marcelo Costa ressaltou ainda o trabalho desenvolvido pelos profissionais da Educação especialmente no Ambiente Virtual de Aprendizagem Híbrida, o AVAH. “A pandemia nunca venceu a Educação. Buscamos as mais modernas alternativas do país e deixamos uma ferramenta criada inteiramente por equipes da Secretaria como um legado nesta gestão”, comemorou. Costa também destacou a busca incessante por escolas modernas e atrativas, no intuito de aproximar o cotidiano e a vivência escolar do aluno.

O secretário fez uma retrospectiva das ações executadas desde 2017 e destacou “o talento desta gestão para modernidade”. “Temos certeza de que esse legado vai continuar”, frisou.