sexta-feira , 26 abril 2024
Sem categoria

Elias vai estabelecer prazos para atendimento na Saúde

O candidato Elias Vaz, da coligação Goiânia Merece Mais (PSB/PDT/Rede Sustentabilidade), vai estabelecer prazos máximos de atendimento na rede municipal de Saúde. O tempo de espera por exames não deve passar de 15 dias. Para consulta, o prazo limite é de 30 dias e de 60 dias para cirurgias eletivas. Em caso de urgência e emergência, o atendimento deve ser imediato.

“Esses prazos já são lei em Goiânia. Tive a iniciativa do projeto e a Câmara Municipal aprovou enquanto eu era vereador. Aí começou uma batalha do Município para não cumprir a lei. Mas nós vamos cumprir. O cidadão tem o direito de saber quando será atendido. Vamos estabelecer os prazos e dar total transparência ao processo”, afirma o candidato.

Atenção primária

Elias Vaz destaca a necessidade de investimento na atenção primária, que deveria representar 62,7% do atendimento em consultas ambulatoriais, mas limita-se a 31%, segundo dados do Ministério da Saúde. “A situação eleva a procura por especialidades, mais onerosas, dos recomendáveis 22,3% para 34%. Urgências e emergências explodem para 35%, muito acima dos15% desejáveis”, explica.

O candidato aponta a situação da saúde da mulher para exemplificar a má prestação de serviço por parte da prefeitura. Hoje, em torno de 70% das moradoras de Goiânia não têm acesso aos exames de Papanicolau, preventivo do câncer de colo de útero, e de mamografia.

“Não oferecer atendimento eficiente na atenção primária é um erro, que pode custar vidas e, além de tornar o tratamento mais difícil, também o encarece. O Município pode economizar tratando o paciente de forma rápida e o cidadão com certeza terá atendimento mais digno e humano”, finaliza Elias Vaz.