quinta-feira , 25 abril 2024
Sem categoria

Proposta de Lissauer altera o limite máximo de captura em pesca amadora

Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás um projeto de autoria do presidente da Casa, deputado Lissauer Vieira (PSB), que altera lei de 1997 que dispõe sobre pesca, aquicultura e proteção da fauna aquática. O projeto de nº 4759/20 tem o objetivo de aumentar o limite máximo de captura de pescado em pesca amadora.

De acordo com o texto, o pescador que realizar a soltura de, no mínimo, mil alevinos na bacia hidrográfica em que pretende praticar a pesca amadora, correspondentes à espécie ali existente, será concedido licenciamento ambiental para captura, consumo local e transporte do pescado de até 10 kg, respeitada a vedação de pesca predatória.

Para o autor da proposta, a medida além de proteger e aumentar as espécies de cada bacia hidrográfica, oportunizará o controle da fauna da região, não havendo prejuízo ao meio ambiente.

“Insta salientar que este projeto altera esse limite apenas para a pesca amadora, sendo que, para se valer do direito ao transporte do pescado, além da soltura de alevinos, deve ter a carteira de identificação para pesca, que conterá, além da autorização para captura, normas para o consumo local e transporte”, justifica.