quinta-feira , 28 março 2024
Sem categoria

Região do Grande Garavelo terá salto em mobilidade com novos eixos viários, diz Gustavo

Recurso da mobilidade urbana adotado por grandes metrópoles para evitar congestionamentos, conectar diferentes regiões da cidade e encurtar o tempo das viagens no transporte coletivo, os eixos viários vão se multiplicar em Aparecida na próxima gestão de Gustavo Mendanha (MDB). Foi o que destacou o prefeito e candidato à reeleição nesta segunda-feira, numa série de lives com os candidatos a vereador e vereadora da Coligação ‘Aparecida Com Certeza’.

Nos bate-papos virtuais que Gustavo tem participado e incentivado para evitar os riscos de contágio da Covid-19, o candidato ressalta que Aparecida já tem quatro eixos estruturantes no sentido norte-sul, todos eles construídos em governos do MDB. Gustavo lembrou que outros cinco eixos viários no sentido leste-oeste, já lançados no atual mandato, serão concluídos nos próximos quatro anos, caso se confirme a sua reeleição. Quatro desses novos eixos estruturantes vão beneficiar diretamente a região do Grande Garavelo.

“São obras que vão revolucionar a mobilidade urbana em nossa cidade. Milhares de condutores e usuários do transporte coletivo poderão chegar aos seus destinos com mais agilidade ao cruzar a região do Grande Garavelo em direção tanto a Goiânia quanto a outros bairros de Aparecida”, disse Gustavo Mendanha. Ele é candidato da coligação Aparecida Com Certeza.

O prefeito argumentou que a construção dos eixos estruturantes levará benefícios não só com a pavimentação nos bairros cortados por eles, mas também com novas linhas interbairros que serão criadas para suprir a demanda nessas vias expressas. Na live, Gustavo ponderou que os eixos Leste-Oeste vão ajudar também a escoar a produção do novo polo industrial que sua provável nova gestão implementará na região do Grande Garavelo.

Projetando já uma gestão bem-sucedida ao lado do hoje candidato a vice-prefeito Vilmar Mariano (MDB), Gustavo acrescentou: “Reafirmo meu compromisso de levar a pavimentação a todas as ruas habitadas e com rede de água de Aparecida, mas na região do Grande Garavelo teremos mais. Com recursos próprios, conquistados por meio de empréstimo junto ao Banco Andino, vamos construir os novos Eixos Leste-Oeste que interligarão toda a região, facilitando o deslocamento dos moradores, seja de carro, bicicleta ou a pé”.

Conheça o perfil dos cinco eixos Leste-Oeste:

*Eixo Leste-Oeste 01*
O Eixo Leste-Oeste 01, cujas obras de topografia e marcações da primeira etapa já foram iniciadas, é o de maior extensão, com 8,9 quilômetros. O primeiro trecho sairá da Rua Major Olegário, no Jardim Dom Bosco, com destino ao Jardim Helvécia, divisa com Goiânia. Bairros como Aeroporto Sul, Alto Paraíso e Goiânia Park Sul e Buriti Sereno integram o trajeto. Bueiros celulares também serão implantados.

*Eixo Leste-Oeste 02*
O Eixo Leste-Oeste 02, com 4,85 quilômetros de extensão, vai contemplar um pedido antigo dos moradores, que é a duplicação da Avenida Uirapuru e da Avenida 12, continuação da Avenida das Nações. Pelo projeto, cujas obras serão divididas em dois trechos, o trajeto começa pela Avenida Atlântica, no Buriti Sereno, segue na Avenida Beira Mar, no Colonial Sul, entrando na Avenida Brasil, no Jardim Veneza, e passando então para a Avenida das Nações. O Eixo chegará à Avenida 12, que será duplicada e finalizará na Uirapuru, que também terá o trecho duplicado e ampliado com a construção de uma ponte.

*Eixo Leste-Oeste 03*
Com 3,65 quilômetros, o Eixo Leste-Oeste 03 também será dividido em três trechos, com dois deles tendo obras iniciadas ainda neste ano. Este trajeto inicia-se pela GO-040, passando pela Primeira Avenida, no Setor Serra das Brisas, confluindo com parte do trecho do Eixo Leste-Oeste 01, e entrando na Avenida 28 de julho. Ele passará então para a Avenida C-07, no Goiânia Park Sul, cortando a Avenida C, e finalizando na Avenida Delfim Moreira, no Buriti Sereno, até chegar à Avenida Beira Mar, que faz parte do Eixo Leste-Oeste 02.

*Eixo Leste-Oeste 04*
O Eixo Leste-Oeste 04 dá acesso ao Campus da Universidade Federal de Goiás (UFG) em Aparecida e ao Aeroporto Executivo Antares. As obras foram lançadas em agosto deste ano. O ELO-04, que possui quase 6 quilômetros de extensão, será completamente pavimentado. Ao todo serão 93 mil metros quadrados de asfalto implantados na pista, que tem início no final da Avenida Santana e segue até a UFG. Também serão pavimentados o estacionamento e as pistas de acesso interno da Universidade.

*Eixo Leste-Oeste 05*
O Eixo Leste-Oeste 05, com 3,05 quilômetros, parte do Anel Viário, no Buriti Sereno, passa pelas Avenidas Nossa Senhora de Fátima, Portugal e Avenida Prado Júnior, também no Buriti Sereno, acessando, então, a Avenida 12, no Parque das Nações. Assim, ele interligará os eixos 01 e 02, promovendo mais mobilidade.

O projeto, que integra o programa de Reestruturação Viária da Bacia do Ribeirão Santo Antônio, ainda contemplará a construção de um bueiro em concreto armado, de cerca de 36 metros de comprimento, interligando o Polo Empresarial Goiás ao Residencial Agenor Modesto, na altura do Instituto Federal de Goiás. Compõem ainda o projeto a construção de duas pontes, sendo uma entre os bairros Campos Elíseos e Jardim Florença. A outra ponte, sobre o córrego Poções, interligará os setores Veiga Jardim e Terra Prometida, na Avenida Francisco Veiga Jardim.

*Parceria com a Prefeitura de Goiânia*

Gustavo Mendanha tem indicado aos eleitores de Goiânia o voto em Maguito Vilela (MDB), que é ex-governador, ex-senador e ex-prefeito de Aparecida. Ele acredita que, com a experiência de Maguito na gestão pública e com o bom trânsito que o emedebista tem em Brasília para buscar recursos federais, a capital será beneficiada com a conclusão de obras iniciadas pelo prefeito Iris Rezende (MDB) e com novas obras, inclusive executadas em conjunto com Aparecida.

O candidato cita o exemplo do projeto de desvio do trecho urbano da BR-153 que corta Aparecida e Goiânia. “O entendimento entre as duas cidades no âmbito administrativo será fundamental para concretizarmos esse projeto, que é bastante complexo e exigirá um esforço colossal das prefeituras de Aparecida e de Goiânia. Assim como está sendo agora com o prefeito Iris, eu e o Maguito lutaremos juntos para fazer o desvio da BR, que trará mais qualidade de vida e segurança aos moradores de ambos os municípios”, defende Gustavo.

Sucessor de Maguito na prefeitura de Aparecida, Gustavo Mendanha avalia que a dobradinha do MDB nas duas maiores cidades de Goiás será determinante também para executar o projeto de construção do viaduto na Avenida Bela Vista, que liga a Vila Brasília, em Aparecida, ao Jardim Bela Vista, em Goiânia. O candidato à reeleição finaliza argumentando que a obra dará mais fluidez ao trânsito no vai e vem entre os dois municípios, facilitando a mobilidade tanto de pedestres, ciclistas, condutores de veículos automotores e usuários do transporte coletivo.