terça-feira , 23 abril 2024
Sem categoria

Saúde de Aparecida amplia rastreamento da COVID-19 com mensagens eletrônicas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia iniciou, no último 25 de outubro, mais uma estratégia de combate à Covid—19 que amplia o rastreamento dos infectados para conter a disseminação do novo coronavírus. Com a nova modalidade, quem faz o exame RT-PCR para diagnóstico da doença, em qualquer um dos 13 pontos de coleta do município, informa, na triagem, por escrito, o número do telefone celular das pessoas com quem tem ou teve contato recente.

A iniciativa foi elogiada pela comitiva da “Missão Covid-19” da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) que visitou Aparecida, no último dia 27 de outubro, para conhecer as estratégias locais sobre o enfrentamento à pandemia.

Mensagem que protege

Dessa forma, em caso de resultado positivo para Covid-19, independentemente da pessoa analisada ter aberto ou não o resultado no site do laboratório, quem teve contato com o infectado é avisado por uma mensagem de texto padronizada, via aplicativo WhatsApp, segura e que preserva o anonimato do informado. A mensagem é enviada em menos de 24h após a liberação do resultado do RT-PCR.

O texto enviado informa que o indivíduo deve se isolar, reforçar as medidas de higiene e usar máscara, bem como orienta a realizar uma ligação telefônica, de aparelho fixo ou móvel, para o 0800-646-1490 para receber orientações médicas e agendar um teste para saber se está infectado.

Rastreamento e prevenção

“Com esse reforço no rastreamento que já fazíamos, agora também alertando o mais rápido possível quem teve contato com alguém infectado, podemos deter mais a cadeia do vírus e diminuir a taxa de contágio. Para além de começar a tratar precocemente quem se infectou, queremos impedir novas infecções”, afirma o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.

Mais testes, melhor rastreamento

Ao analisar, via encontro virtual realizado no último 30 de outubro, as impressões que tiveram das estratégias adotadas em Aparecida, os profissionais da OPAS destacaram como ponto forte a testagem em massa realizada com o RT-PCR, exame padrão ouro para diagnóstico da Covid-19 e que tem sido amplamente realizado no município desde abril.

A representante da OPAS Fabiana Barine frisou que “dentre os municípios que visitei, com certeza vocês foram um dos mais fortes no enfrentamento à pandemia, principalmente tendo a testagem como aliada”. Nesse sentido, a SMS utiliza o rastreamento de contatos como peça fundamental para, a partir do exame e do diagnóstico da doença, evitar que o vírus se espalhe descontroladamente.