sexta-feira , 19 abril 2024
Sem categoria

Covid: Aparecida é a 2ª com menos mortes das cidades com 500 mil habitantes ou mais

Veja matéria do jornal A Redação:
Aparecida de Goiânia é a segunda cidade, entre os municípios com 500 mil ou mais habitantes, com menor saldo de óbitos pela covid-19 do Brasil, atrás apenas de Florianópolis (SC). A informação é do prefeito Gustavo Mendanha, que concedeu entrevista nesta segunda-feira (23/11) ao jornal A Redação. “Acho que Aparecida talvez seja um dos grandes exemplos do País no combate à pandemia”, avaliou o gestor, reeleito nas eleições deste ano, durante a conversa.
Para Mendanha, ações como o isolamento intermitente, a ampliação do número de leitos e a testagem em massa foram “muito importantes” para o combate às consequências da covid-19 no município. De acordo com o prefeito, 25% da população de Aparecida de Goiânia foi testada para o novo coronavírus. “O diálogo com os comerciantes também foi muito importante, tivemos 99% de adesão dessas pessoas ao nosso modelo”, destacou ao comentar as políticas adotadas pela prefeitura.
“Mantivemos nossa economia, mas também mantivemos a saúde das pessoas”, frisou Mendanha. Segundo o prefeito, setores como o de eventos e escolas serão os mais prejudicados no momento posterior à covid-19. “Essa atividades ainda não foram retomadas. As demais estão sendo reabertas gradualmente, mas acho que estão sobrevivendo”, afirmou.
O prefeito reiterou o sucesso do escalonamento intermitente para frear o avanço do vírus em Aparecida de Goiânia, mas a implementação da medida, explicou Mendanha, não foi tão simples. “De início, houve muita resistência dos comerciantes, mas com diálogo, explicando como funcionaria a escala, as pessoas foram compreendendo”, ponderou.