sexta-feira , 26 abril 2024
Sem categoria

Iris inaugura pavimentação em bairros da Região Norte e faz vistoria nas obras do Viaduto da Enel

O prefeito Iris Rezende inaugurou nessa quinta-feira (26/11) a pavimentação asfáltica do Residencial Vale dos Sonhos II e do Residencial Havaí, onde foram abertas e pavimentadas três novas ruas: H1, H3 e H4, deixando o setor totalmente asfaltado. Moradora pioneira do setor, dona Sebastiana Gertrude estava na inauguração, animada com os benefícios que o asfalto trouxe para ela e toda a população do bairro. “Todo mundo falava que não ia asfaltar, mas o Iris cumpriu o compromisso e agora acabaram a poeira e a sujeira e ainda valorizou o nosso imóvel”, disse.

Já o Residencial Vale dos Sonhos II, instituído pelo Decreto Municipal nº 259, de 27 de outubro de 2004, foi totalmente asfaltado e recebeu toda a infraestrutura de drenagem urbana. O bairro possui área de 193.600 m² e abriga cerca de 1.200 habitantes.

Acompanhado do secretariado e demais auxiliares do governo, o Prefeito Iris Rezende reafirmou aos moradores o compromisso de toda a vida política de levar dignidade e conforto a toda a população de todas as regiões da cidade. “Eu entendi desde cedo e em todas as minhas administrações sobre a importância de levar dignidade as pessoas, e o asfalto na porta de casa é isso. Até o último dia da nossa gestão, vamos entregar mais benefícios como esse”, declarou.

Após as inaugurações, o Prefeito Iris Rezende vistoriou as obras de construção do Viaduto da BR 153, no km 498, também conhecido como Viaduto da Enel. De acordo com o projeto, o viaduto ligará a Rua 117, no Setor Leste Universitário, à Avenida Ribeirão Preto, no Jardim Novo Mundo, passando sobre a BR. Pelas características, com infraestrutura e mesoestrutura em concreto armado moldado _in loco_, as obras não afetarão o trânsito, portanto, não haverá alterações de rotas no local e na região atingida. Já na rodovia, haverá interdições rápidas e alternadas na faixa direita do respectivo acostamento, quando a superestrutura metálica for montada.

Iniciadas no dia 28 de maio, as obras no local já estão com 50% do cronograma executado. Toda a fundação dos seis tubulões a céu aberto, as travessas em concreto armado, a rede de drenagem na Rua 117 e na Av. C estão prontas e a terraplanagem e parte da pavimentação do lado do Jd. Novo Mundo. Com a relocação das redes de média tensão, terá início a terraplenagem do lado da Enel.

Todas as pré-lajes também já foram executadas e assim que as vigas, em produção, forem montadas, começarão a ser lançadas no início de dezembro.

Com recursos na ordem de R$ 7.592.334,83, oriundos do tesouro municipal, a construção do viaduto vai desafogar o trânsito na região, resultado do forte adensamento de bairros das imediações, como o Jardim Novo Mundo e o Setor Leste Universitário, que não contam com entradas viárias nesta parte da cidade. A previsão é de que o viaduto atraia um tráfego de 2.500 veículos por dia.

O Setor Leste Universitário abriga cerca de 25 mil habitantes, sendo 7.457 hab/km². Já no Jardim Novo Mundo, englobando o Jardim Novo Mundo II e Jardim Novo Mundo Extensão, são mais de 40 mil habitantes, sendo 30.018,11 hab/km².

Além desses, também serão beneficiados pelo viaduto os bairros Água Branca, Jardim Califórnia, Chácara Califórnia, Aruanã III, Jardim Califórnia – Parque Industrial, Residencial Sonho Verde, Residencial Sonho Verde Complemento, Residencial Vale do Araguaia, Vila Maria Luiza, Vila Martins e Vila Martins Extensão.