sexta-feira , 29 março 2024
Sem categoria

Bosque dos Buritis é a segunda parceria do Programa Amigo Verde

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) e a SPE R1 Incorporação Ltda, assinam termo de cooperação nesta quarta-feira, 16, às 14h, no Bosque dos Buritis, localizado entre os setores Oeste e Central. A unidade é um dos parques da parceria, o outro é o Parque Jerivá.

Essa parceria está relacionada ao Programa Amigo Verde, que consiste na busca de parceiros físicos ou jurídicos, por meio da adoção voluntária de parques municipais. Os parques Flamboyant e Laranjeira foram os primeiros acordos firmados em parceria com o Grupo Flamboyant, em evento realizado dia 2 de dezembro.

Caberá à respectiva empresa a implantação e manutenção de pisos, brinquedos e mobiliários urbanos, na parte interna do parque Bosque dos Buritis. De acordo com a proposta a ser assinada, o prazo de implantação e manutenção paisagística e ambiental é de 12 meses. O mesmo período se estende ao Parque Jerivá, objeto secundário do termo, localizado na Vila Cruz.

A pessoa adotante tem como contrapartida principal a permissão de explorar publicidade por meio de afixação de placas com mensagens publicitárias e informativas da cooperação nos locais adotados, obedecendo a critérios definidos para se evitar poluição visual dos parques. O Amigo Verde também oferece aos parceiros jurídicos o Certificado do Selo de Sustentabilidade Ambiental. Com isso, as empresas participantes passam a figurar no cadastro municipal dos empreendimentos com certificação ambiental, cuja publicação ocorre anualmente no site da Prefeitura de Goiânia e no Diário Oficial do Município.

A certificação permite agregar o valor da sustentabilidade à marca das empresas, demonstrando, portanto, a responsabilidade socioambiental delas. A celeridade na análise dos processos de licenciamento ambiental dessas empresas parceiras também é algo incluído do termo firmado.