UPA e Ciams no Jardim América serão entregues nesta quarta-feira

A prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), inaugura nesta quarta-feira (23/12), às 9h, a Unidade de Pronto Atendimento (Upa) e o Centro Integrado de Atenção Médico Sanitária (Ciams), ambos levam no nome do médico goiano Domingos Viggiano. A solenidade contará com as presenças do prefeito Iris Rezende e da secretária de Saúde, Fátima Mrué.

Com a área ampliada em 1.200 metros quadrados, o prédio onde funcionava o antigo Centro de Atenção Integrada à Saúde (Cais) Jardim América, vai oferecer dois serviços: Upa 24 horas para atendimento de urgência e Centro Integrado de Atenção Médico Sanitária (Ciams) para ambulatório. A capacidade dos dois serviços é de mais de 10 mil atendimentos por mês (10.235).

A secretaria de Saúde, Fátima Mrué, explica que a parte ambulatorial vai contar com duas grandes novidades. “Vamos ter o Centro Integrado de Pediatria, o Ciped, com diversas especialidades pediátricas e o Centro de Especialidades Odontológicas, o Ceo, que vai atender adultos e crianças. São serviços importantíssimos para a população”, comemora.

O Centro Integrado de Pediatria terá 7 consultórios médicos e capacidade para 3 mil atendimentos por mês em diversas especialidades. Entre elas, gastroenterologista, alergista, pneumologista, infectologista, nefrologista, otorrinolaringologista e medicina do adolescente.

O Centro de Especialidades Odontológicas é destinado ao atendimento de adultos em geral e crianças de zero a 6 anos, possui 7 consultórios, capacidade para 875 pacientes por mês nas especialidades de Endodontia, Periodontia, Odontopediatria e Portador de Necessidades Especiais (PNE). Cirurgia Buco Maxilo e Prótese serão implantados posteriormente.

A escala de profissionais já está completa e os serviços nos dois centros terão início tão logo seja concluída a entrega de documentos por parte dos profissionais. O atendimento será por encaminhamento.

A urgência, com funcionamento 24h, terá atendimento com clínico geral, ortopedista e pediatra. No local funcionarão consultórios para exames diversos, salas de raio-X digital, farmácia, eletrocardiograma, exames laboratoriais, observação infantil, observação masculina e feminina, sala de reidratação, sanitários masculino e feminino adaptados aos portadores de necessidades especiais (PNE) e a sala vermelha – destinada à estabilização dos pacientes graves – com três leitos.

Para melhor conforto dos profissionais de saúde, o novo prédio conta com quarto de descanso, copa, refeitório, banheiro e vestiário masculino e feminino. No local também haverá posto policial e área de embarque e desembarque de pacientes.