sexta-feira , 26 abril 2024
Sem categoria

Posse de Maguito como prefeito de Goiânia deve ser remota, na próxima sexta-feira

A Câmara de Goiânia realiza, nesta sexta-feira (1º/1), a Cerimônia de Posse do prefeito, do vice-prefeito e dos 35 vereadores eleitos no pleito municipal deste ano. A solenidade será realizada às 15h, no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufaiçal, no Câmpus 2–Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG).
O Poder Legislativo obteve autorização excepcional junto à Secretaria Municipal de Saúde para a realização da Cerimônia de Posse dos Eleitos com até 400 convidados, o equivalente a 10% da lotação do Centro de Eventos, com capacidade para até 4.000 pessoas sentadas. O acesso ocorrerá mediante a apresentação de ingressos, distribuídos pelos próprios empossados. Cada empossado poderá receber até 10 convidados.
A Câmara de Goiânia afirma que adotará todos os protocolos de prevenção da covid-19 para a Cerimônia de Posse dos Eleitos. Segundo a Casa, as dependências do Centro de Eventos da UFG serão completamente higienizadas antes e depois do evento, e as temperaturas dos convidados serão aferidas à entrada, além do uso de máscara ser obrigatório para todos os empossados, convidados e equipes envolvidas na realização e na cobertura da cerimônia.
A posse será presencial e remota, de forma a permitir a participação dos eleitos que eventualmente tenham contraído a covid-19. A autorização para posse virtual, como é o caso do prefeito eleito Maguito Vilela, será concedida pela Diretoria Legislativa da Câmara de Goiânia, com a apresentação de atestado médico. Após a alta médica, Maguito o terá de comparecer à sede do Poder Legislativo para a assinatura do Termo de Posse.
Após a solenidade, os 35 vereadores da 19ª Legislatura realizarão a sessão de eleição dos membros da Mesa Diretora do Primeiro Biênio (2021-2022). A escolha do presidente e dos demais integrantes da mesa será feita na sede do Poder Legislativo. Também neste caso, em razão da pandemia, será permitida a participação remota, mediante apresentação de atestado médico.