quarta-feira , 24 abril 2024
Sem categoria

Aparecida encerra 2020 com saldo positivo na abertura de empresas e geração de empregos

Na contramão da crise econômica causada pela pandemia do coronavírus, Aparecida de Goiânia encerra 2020 com números positivos na geração de empregos e abertura de novas empresas. Os dados divulgados pela Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) e Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) apontam que mesmo em um ano atípico a economia da cidade não foi abalada, ao contrário, cresceu em relação ao ano anterior.

Neste ano, entre janeiro e novembro, Aparecida atraiu 1.281 novas empresas. O número é 2,65% maior em relação ao mesmo período de 2019. “Apesar dessa pandemia, nós acreditamos que quando o IBGE divulgar os números (PIB), nós devemos ter um crescimento na casa dos 10%”, projeta o secretário da Fazenda, André Luís Rosa, ao avaliar o desempenho da economia local neste ano.

Alguns fatores como a localização no centro do país, permitindo escoamento da produção para diversas regiões do país, e consolidação de diversos polos industriais e de serviços justificam a chegada de novos investidores. Segundo André Rosa, a gestão municipal tem criado mecanismos para facilitar o dia a dia do empreendedor na cidade.

“Aparecida tem construído uma relação muito propositiva com o empresariado. Nós entendemos que o empresário é um parceiro da administração porque é ele quem gera emprego e renda no município. Nossa administração tem tentado e buscado desburocratizar as ações, facilitando a vida do empresário porque a única coisa que ele quer é condições para trabalhar e Aparecida vem dando essas condições”, destaca.

Ainda de acordo com o secretário, outro fator que atraí novos investidores é a diversidade das atividades econômicas seja na indústria, comércio ou prestação de serviços. A infraestrutura encontrada nos polos também desperta interesse naqueles que chegam para investir na cidade.

“Nossa matriz econômica, nos polos industriais, é altamente diversificada e isso gera uma vantagem competitiva ao município. Quando uma atividade ou um grupo econômico vai mal os outros vão bem, e com isso gera maior competitividade. Então qualquer empresa que chega vai encontrar uma diversidade de empresas para gerar mais negócios e um terreno fértil para que possa prosperar”, aponta.

Empregos

Junto com a abertura de novas empresas Aparecida comemora ainda a geração e manutenção de empregos formais. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em 2020, foram contratados mais de 44 mil trabalhadores com carteira assinada. Com isso, a cidade encerra o ano com mais de 102 mil trabalhadores registrados.