Caiado lança obras de reconstrução da Casa do Idoso: “Um governo se constrói com a melhoria de vida do cidadão”

O overnador Ronaldo Caiado assinou, na manhã desta quinta-feira (31), ordem de serviço para o início das obras de reconstrução e ampliação da Casa do Idoso Vila Mutirão, em Goiânia. “Um governo não se constrói apenas com grandes obras, mas com carinho, cuidado e melhoria da qualidade de vida do cidadão”, afirmou Caiado durante a solenidade. No evento, também foi autorizada a implantação de um Centro de Convivência no local. Serão investidos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), R$ 2.590.983,18 nas obras. O recurso é oriundo do Protege, fundo responsável pelo custeio dos programas da rede de proteção social.

Caiado ressaltou que na atual gestão só se começa uma obra com a garantia da conclusão. “Assinamos uma ordem de serviço quando o dinheiro já está no caixa”, assegurou. Com previsão de entrega para agosto de 2021, a reestruturação da Casa da Vila Mutirão, que vai proporcionar mais qualidade de vida aos idosos, será iniciada de imediato. “Esse é o compromisso que temos no nosso governo. Não vai ficar obra inacabada, tem que começar e finalizar”, frisou.

Ainda na cerimônia, o governador lembrou de uma recente conquista, o reconhecimento do governo federal, por meio da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, das políticas de tratamento aos goianos com mais de 60 anos. “Goiás é o primeiro no país no atendimento às pessoas idosas. Isso é que temos que cumprimentar e elogiar a todos”, disse.

Titular da Seds, Lúcia Vânia destacou os avanços da atual gestão no cuidado aos idosos. “Tínhamos 12 municípios que eram considerados amigos da pessoa idosa. Hoje, estamos com 85 com esse diploma”, comemorou. Segundo a secretária, essas cidades vão receber programas especiais dos governos federal e estadual. “Acredito que, até o final do governo, teremos os 246 contemplados com esse diploma”, projetou.

Sobre a Casa do Idoso, Lúcia Vânia relatou que o abrigo faz parte da história da região. “As pessoas que aqui moram têm um apego muito grande por este local”, contou. “Essa reforma é sonhada há muito tempo”, acrescentou.

Casa do Idoso Vila Mutirão
Construída na década de 1980, hoje a Casa do Idoso já não atende aos requisitos de acessibilidade e conforto para as pessoas idosas. A unidade conta com 30 casas-lares construídas para atender até 60 idosos em situação de vulnerabilidade social, mas atualmente abriga apenas oito moradores. Durante a reconstrução, eles vão ficar com famílias acolhedoras, que terão toda a assistência necessária por parte do Governo do Estado durante este período.

Moradora do local desde 2007, Rosalina Barreto, de 82 anos, recebeu com gratidão a notícia das melhorias que a Casa vai receber. Ela relatou que nestes 13 anos testemunhou a estrutura física ficar cada vez mais precária. “Estou muito feliz de estar na presença do governador pela notícia da reforma”, disse. “Caiado já vem ajudando há muito tempo. Só tenho que agradecer a Deus e a toda equipe dele que está se esforçando em ajudar”, acrescentou.