quinta-feira , 25 abril 2024
Sem categoria

Goiânia tem novo caso de vacina que não é aplicada em idoso

Na manhã desta quinta-feira (18), houve novo registro de vacina não aplicada em idoso em ponto de vacinação contra a covid-19, em Goiânia. Em vídeo gravado dentro de um carro, na Área 1 da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, é possível ver que uma profissional de saúde coloca a agulha no braço do homem a ser vacinado, mas não mexe na seringa. O filho do idoso, que o acompanha e está fazendo a filmagem, percebe e chama a atenção da mulher.

Ela se desculpa e indica que vai fazer nova aplicação. Questionada a respeito do caso, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), responsável pela vacinação, afirmou que que a técnica de enfermagem que aplicou a dose é servidora da Associação dos Funcionários do Fisco do Estado de Goiás (Affego-Saúde), instituição parceira na Campanha de Vacinação Contra a Covid-19. “A SMS e a Affego estão investigando o episódio para tomar as medidas cabíveis. Vale ressaltar que o idoso foi vacinado”, enfatizou a secretaria, em nota.

Na resposta, a secretaria ainda explicou que tem adotado um protocolo de segurança a partir do qual enfermeiros e técnicos de enfermagem trabalham em dupla: um mostra a seringa antes do preparo e após a aplicação da dose para a pessoa que será vacinada e seu acompanhante. “Também temos estimulado que o gesto vacinal seja filmado, para oferecer maior tranquilidade à população”, afirma a nota.

Primeiro caso
No dia 10 de fevereiro, houve a divulgação de um vídeo em que uma idosa também só foi vacinada após a filha perceber que a profissional de saúde não tinha injetado o líquido da vacina na mãe. A enfermeira foi afastada e é investigada pela ação.