quinta-feira , 26 dezembro 2024
Sem categoria

UFG escolhe nova ‘reitora’ nos dias 8 e 9 de junho

A Universidade Federal de Goiás (UFG) escolherá a próxima reitora da instituição nos dias 8 e 9 de junho em votação on-line e presencial, em Goiânia. Isso porque ambas as chapas que disputam o pleito são encabeçadas por mulheres. A Chapa 1 “UFG Viva”, tem a professora Sandramara Matias Chaves, atual vice-reitora, como candidata ao cargo principal, e o professor Jesiel Freitas Carvalho como vice-reitor. Já a Chapa 2 “Movimenta UFG” tem Maria Clorinda Soares Fioravanti como candidata e Adriano Correia como vice-reitor.

Sandramara é docente da Faculdade de Educação (FE-UFG) e antes de ser vice-reitora já havia assumido o cargo de pró-reitora de Graduação entre 2006 e 2014. Seu vice, o professor Jesiel, é do Instituto de Física da UFG e foi pró-reitor de Pós-Graduação entre 2016 e 2018. Atualmente é pró-reitor de Pesquisa e Inovação.

Clorinda é professora da Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ-UFG) onde atualmente é diretora. Ela também já foi pró-reitora de Pesquisa e Inovação. Já o professor Adriano Correia é da Faculdade de Filosofia (Fafil-UFG), vice-presidente da Rede Iberoamericana de Filosofia no período 2018-2022 e diretor da Sociedade Interamericana de Filosofia, de 2019-2024.

A eleição é organizada e realizada pela Comissão Organizadora da Consulta à Comunidade (COC) formada por membros de diversas entidades ligadas à universidade como o diretório estudantil e os sindicatos de docentes e servidores técnico-administrativos.

Após a votação, o Conselho Universitário (Consuni) definirá e encaminhará ao Ministério da Educação a lista tríplice de nomes para a nomeação do futuro reitor.

(Matéria do site Poder Goiás)