Ao anunciar a ampliação de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) na manhã desta sexta-feira (13/8), o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), afirmou que “não faltará segurança no retorno às aulas presenciais”, marcado para a próxima segunda-feira (16/8).
A declaração do chefe do Executivo tentou tranquilizar professores e funcionários da Educação sobre o retorno dos alunos às salas de aulas. “A comunidade escolar pode ficar tranquila, pois nós não deixaremos faltar equipamentos de segurança”, disse o prefeito.
Cruz reforça que a Prefeitura de Goiânia investiu, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), mais de R$ 2 milhões na compra de equipamentos coletivos de segurança para o retorno seguro das aulas presenciais. Além disso, a cidade avança na vacinação contra a Covid-19. Mais de 63,3% da população já recebeu a primeira dose do imunizante. “Garantimos que todos serão vacinados”, declarou.
Estudo detalhado
Na ocasião, o prefeito Rogério Cruz contou que pediu ao secretário municipal de Educação, Wellington Bessa, um estudo detalhado sobre a atual metodologia de ensino e a implantação de um novo método a partir do próximo ano. O objetivo é evitar que crianças saiam dos Cmeis sem saber ler e escrever, explicou a prefeitura.
“É inadmissível que uma criança de cinco ou seis anos saia do Cmei e vá para a escola sem conhecer vogais, alfabeto e sem vocabulário. Não se pode ensinar a elas apenas sobre cuidados com cabelo e vestimenta. Se nas unidades particulares, elas saem com conhecimento de alfabeto e vocabulário, nas públicas deve acontecer o mesmo”, enfatizou o prefeito.