quarta-feira , 3 junho 2026
Goiás

Anápolis é uma das cidades brasileiras que sedia Festival Paralímpico

“A pandemia dificultou um pouco as coisas. Ver as crianças hoje se divertindo, dançando, fazendo amigos, praticando esporte, é maravilhoso. Só tenho a agradecer a todos os envolvidos”, disse a dona Elizabete Gomes, avó do garoto Michel Gontijo, paratleta que tem 18 anos e que se divertiu no Festival Paralímpico realizado neste sábado, 4, no Ginásio Newton de Faria, em Anápolis.

A Prefeitura proporcionou condições de estrutura e logística, e a cidade recebeu centenas de crianças com deficiência física, visual e intelectual em competições de esgrima em cadeira de rodas, parabadminton e judô. Além de muita diversão e esporte, teve lanche e premiação em medalha para os participantes.

A dona Edilene Ferreira Gomes, mãe do Mateus Henrique Gomes, de 16 anos, falou da ansiedade do garoto em participar do festival. “Ele já foi duas vezes. Estava estudando de forma on-line e ficou muito em casa nesses últimos meses. Hoje ele matou a saudade, gostou muito do badminton”, afirma.

De acordo com a secretária de Integração Social, Esporte e Cultura, Andrea Lins, “o objetivo da gestão é levar esporte, educação, alegria e carinho às crianças, sempre trabalhando com foco na inclusão social”.

Já o diretor municipal de esportes, Kim Abrahão, lembra o trabalho integrado e a estrutura da cidade, condições fundamentais para a escolha de Anápolis como uma das 70 sedes do evento nacional. “Muitos voluntários preparando tudo com muito carinho durante a semana. Já sediamos o evento em 2018 e 2019. Podemos dizer que o festival está no nosso calendário daqui pra frente”, conclui.

O Festival Paralímpico Loterias Caixa 2021 foi realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), organizado pela Secretaria Municipal de Integração Social, Esporte e Cultura, e contou com apoio da Faculdade Metropolitana de Anápolis (FAMA) e Universidade Evangélica de Goiás (UniEvangélica).

Artigos relacionados

Goiás

Colisão envolvendo van da Saúde de Água Fria deixa três mortos na GO-230

Acidente Um acidente de trânsito registrado na manhã desta terça-feira (2), na...

Goiás

GO: Homem que matou namorada após crise de ciúmes morre durante confronto

Bela Vista de Goiás O homem que matou a namorada a facadas...

Goiás

Goiás violento: homem tem crise de ciúmes e mata namorada em Bela Vista

Feminicídio Uma mulher identificada como Nayara Cardoso dos Santos foi morta pelo...

Goiás

Goiás violento: Homem é morto após discussão em praça de Palmeiras de Goiás

Homicídio Uma briga entre dois homens terminou em homicídio na manhã desta...