O cadastro pode ser feito na sede da Sudec, mediante agendamento. Com ele, a prefeitura por meio da superintendência pode ajudar a comunidade em assuntos de interesse coletivo
O município conta com inúmeras associações que auxiliam as comunidades com suas necessidades e desafios. Para realizar o cadastramento de entidades junto a prefeitura municipal, a Superintendência de Assuntos Comunitários (SUDEC) está recolhendo dados das instituições.
Através deste cadastro, as associações contarão com o apoio e infraestrutura da prefeitura na realização de eventos, palestras, aquisição de produtos e aparelhos para os associados. Segundo a Secretária, Vanilda Cardoso, a cidade conta com mais de 600 associações e muitas ainda não realizaram esse cadastro.
De acordo com a pasta, no ano de 2021, foram entregues 11 certificados de reconhecimento de associações, que variam suas ações entre assistência aos moradores, pessoas com deficiência, trabalhadores de diversas áreas, entre outras.
Muitas entidades estão na ativa a vários anos e nunca fizeram suas declarações junto à Receita Federal, como relata o Presidente da União das Associações de Bairro, Ivanildo Oliveira, “Muitos presidentes de bairro não sabem que é preciso fazer a declaração e é muito simples, basta pagar uma taxa para o contador e evitar a multa”, afirma Ivanildo.
Para realizar o registro junto a SUDEC é necessário entrar em contato através do número 62 3275-3010 e agendar o horário para levar a documentação.