sexta-feira , 5 junho 2026
Goiás

ESCÂNDALO NA EDUCAÇÃO: Senador pede quebra de sigilos do prefeito de Ceres/GO

O prefeito de Ceres/GO, Edmario de Castro (Cidadania), aparece entre as 11 pessoas da lista apresentada pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que protocolou, nesta sexta-feira (25), junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) a quebra dos sigilos bancários e telemático dos suspeitos na possível cobrança de propina para liberação de recursos do Ministério da Educação (MEC) a municípios.

Veja a lista dos suspeitos

Milton Ribeiro – Ministro da Educação.
Gilmar Santos – líder da igreja Assembleia de Deus em Goiânia.
Arilton Moura – braço direito de Santos e assessor de assuntos políticos da Convenção Nacional de Igrejas e Ministros da Assembleia de Deus no Brasil.
Nely Carneiro da Veiga – nome que aparece como membro do “gabinete paralelo” do MEC.
Marcelo Lopes – presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Calvet Filho – prefeito de Rosário/MA.
Helder Aragão – prefeito de Anajatuba/MA.
Júnior Garimpeiro – prefeito de Centro Novo/MA.
Fabiano Moreti – prefeitos de Ijaci (MG).
André Kozan Lemose – prefeito de Dracena (SP).
Edmario de Castro – prefeito de Ceres/GO.

O caso
A Folha de S. Paulo revelou na segunda-feira (21) áudio em que o ministro da Educação, pastor Milton Ribeiro, afirma que o governo prioriza prefeituras cujos pedidos de liberação de verba foram negociados pelos pastores Gilmar Silva dos Santos e Arilton Moura Correia.
Ribeiro afirmou que a ordem para favorecer os amigos de Arilton e Gilmar, que não têm cargos no governo de Jair Bolsonaro, partiu do presidente da República.
Já na noite de terça-feira (22), o jornal O Estado de S. Paulo publicou reportagem em que o prefeito de Luis Domingues, Gilberto Braga (PSDB), afirma que o pastor Arilton pediu 1 kg de ouro para liberar verbas de obras de educação para o município maranhense.

Em nota à imprensa o prefeito de Ceres disse que “não são verdadeiras as insinuações atribuídas à minha pessoa, pois nunca participei de reunião alguma com o Pastor Arilton Pereira”.

Artigos relacionados

Goiás

Soldado do Exército morre após carro capotar na GO-430, em Goiás

Trânsito Um soldado do Exército Brasileiro morreu após um acidente na GO-430,...

Goiás

Colisão envolvendo van da Saúde de Água Fria deixa três mortos na GO-230

Acidente Um acidente de trânsito registrado na manhã desta terça-feira (2), na...

Goiás

GO: Homem que matou namorada após crise de ciúmes morre durante confronto

Bela Vista de Goiás O homem que matou a namorada a facadas...

Goiás

Goiás violento: homem tem crise de ciúmes e mata namorada em Bela Vista

Feminicídio Uma mulher identificada como Nayara Cardoso dos Santos foi morta pelo...