sexta-feira , 15 maio 2026
Nacional

G1: “Justiça suspende licitação para aluguel de ônibus elétricos do transporte público em São José dos Campos”. Os mesmos do Caiado

Duas liminares (decisões judiciais temporárias) suspenderam a licitação para o aluguel de 350 ônibus elétricos para o novo transporte público de São José dos Campos (SP), que seria realizada nesta quinta-feira (31). A reportagem foi publicada no site G1.
Em uma ação, uma empresa interessada em participar da concorrência alegou que houve uma mudança no edital que postergou o prazo de entrega dos veículos de 6 para 10 meses.
Com a mudança, a empresa argumentou que também seria necessária a reabertura do prazo para apresentação das propostas, já que parte do projeto teria que ser refeita.
A companhia pediu que o prazo fosse estendido em 32 dias para readequação, porém, a prefeitura deu apenas dois dias de prazo extra. A Justiça acolheu os argumentos e determinou a suspensão.
Já em outra ação, uma empresa colombiana interessada em participar da concorrência alegou, entre outros pontos, que a plataforma escolhida para a realização da concorrência só permite o cadastro de empresas com CNPJ, o que a empresa, por ser do exterior, não tem.
A licitação permite a participação de grupos de fora do país desde que tenham representantes legais e comprovem ter capacidade necessária de operação, caso vença. A Justiça também acolheu o pedido.

Aluguel da frota em Goiás
Com o aluguel de 16 anos, Caiado quer forçar o governo a pagar R$ 13,300 milhões pela locação de cada um dos 114 carros e quando o contrato acabar a empresa leva a frota de veículos embora. Ou seja, uma dívida que vai comprometer governos futuros. Se fosse para adquirir a frota de 114 ônibus elétricos, desses que Caiado tanto quer, o governo pagaria a fatura em 4 anos.

Pergunta ao Ministério Público: os preços do aluguel desses ônibus em Goiás daria para comprar 4 do mesmo modelo, existe alguém do MP acompanhando essa história?

Artigos relacionados

Nacional

Crianças deixadas sozinhas em casa morrem carbonizadas após residência pegar fogo. Mãe foi presa

Tragédia Três crianças morreram carbonizadas após um incêndio atingir a casa onde...

Nacional

Lula demite presidente do INSS. Servidora de carreira assume a posição

Demissão O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu trocar o comando...

Nacional

G1 diz que Banco Master pagou R$ 80 milhões à esposa de Moraes

Dados da Receita O Banco Master informou à Receita Federal pagamentos que...