A Polícia Civil de Goiás, através da Delegacia de Goiatuba, deflagrou nesta sexta-feira (15) a Operação Sétimo Mandamento direcionada ao enfrentamento a crimes do colarinho branco.
As investigações tiveram início no ano de 2021 e apontam que um grupo de empresários, em conluio com integrantes do Poder Legislativo municipal, dentre eles um vereador, atuaram sistematicamente, e em diversas frentes, para fraudar licitações promovidas pela Câmara dos Vereadores de Goiatuba.
Em pelo menos 11 (onze) licitações dispensadas no período há indícios de fraude, a exemplo de contratações firmadas com empresas fantasmas, licitações direcionadas e superfaturamento de materiais e prestações de serviços.
Cita-se, por exemplo, a aquisição de quantidade de combustível, no mês se março de 2021, suficiente para percorrer mais de 1.000 km por dia com o único veículo oficial da Câmara dos Vereadores, fato que se repete nos demais meses.
O presidente da Câmara Municipal de Goiatuba, Alexandre Kinka, maior aliado do Caiado no sul de Goiás foi alvo da Operação e é investigado por corrupção.