segunda-feira , 23 dezembro 2024
Goiás

Condenado, governo Caiado terá de restabelecer ao patamar de 10% adicional de insalubridade pago a uma técnica de enfermagem

O governo Caiado terá de restabelecer o percentual de 10%, pago a título de gratificação de insalubridade, a uma técnica de enfermagem, funcionária pública. Ela teve o índice reduzido para 5%. No pedido, o advogado André Ricardo de Almeida explicou que há vários anos a servidora auferia mensalmente a gratificação de insalubridade no grau de 10%. Assim, se trata de direito adquirido à irredutibilidade de vencimentos, pois a alteração reduziu drasticamente a verba mensal percebida por ela. Lembrou, ainda, que, apesar da redução do percentual, as atividades praticadas pela técnica de enfermagem permaneceram sob as mesmas condições e exposições de perigo.

Em sua decisão, o juiz Wilton Müller Salomão, da 5ª Vara da Fazenda Pública Estadual de Goiânia, observou que, apesar de o servidor público não ter direito adquirido a regime jurídico remuneratória, a alteração da legislação não poderá reduzir os rendimentos, conforme entendimento do STF e determinou o pagamento de diferenças salariais, a serem apuradas em sede de liquidação de sentença.

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...