segunda-feira , 22 junho 2026
Nacional

Eleições no Brasil são modelo e EUA confiam em instituições, diz embaixada americana

Presidente Jair Bolsonaro com o Osmar Terra, a quem entregou a caneta da assinuatura da liberação de dinehiro para op combarte a pandemia, durante a cerimônia de posse do novo ministro do Tursimo, Gilson Machado, no Palácio do Planalto Sérgio Lima/Poder360 17.12.2020 Sérgio Lima/Poder360 17.12.2020

(FOLHAPRESS) – A embaixada dos Estados Unidos disse nesta terça-feira (19) que as eleições brasileiras são um “modelo” para o mundo e que os americanos confiam na força das instituições do Brasil.

A declaração foi divulgada pela assessoria de imprensa da embaixada um dia após o presidente Jair Bolsonaro (PL) convidar dezenas de embaixadores para o Palácio da Alvorada e repetir mentiras e teorias da conspiração para desacreditar o sistema eleitoral brasileiro.

O encarregado de Negócios da embaixada americana, Douglas Koneff, que chefia interinamente a embaixada, participou da reunião com Bolsonaro.

“Como já declaramos anteriormente, as eleições no Brasil são para os brasileiros decidirem. Os Estados Unidos confiam na força das instituições democráticas brasileiras. O país tem um forte histórico de eleições livres e justas, com transparência e altos níveis de participação dos eleitores”, disse a embaixada.

“As eleições brasileiras, conduzidas e testadas ao longo do tempo pelo sistema eleitoral e instituições democráticas, servem como modelo para as nações do hemisfério e do mundo”, completou.

A embaixada americana ainda afirmou que está confiante de que as eleições de 2022 vão refletir a “vontade do eleitorado” e que as instituições brasileiras continuam demonstrando o “profundo compromisso com a democracia”.

“À medida que os brasileiros confiam em seu sistema eleitoral, o Brasil mostrará ao mundo, mais uma vez, a força duradoura de sua democracia”, concluiu.

Destaques

Artigos relacionados

Nacional

Cacique Raoni é internado em estado grave em hospital de Mato Grosso

Internação Reconhecido internacionalmente pela defesa dos povos indígenas e da Amazônia, o...

Nacional

Operação mira prefeituras suspeitas de desvio de R$ 29 milhões em contratos

Desvios Uma operação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União realizaram,...

Nacional

Parte da Esplanada dos Ministérios é fechada após suspeita de bomba dentro de mala

Susto Parte da Esplanada dos Ministérios, em Brasília,  foi fechada após a...