Os filhos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediram, na Justiça, explicações do ex-ministro e presidenciável Ciro Gomes (PDT) após ele dizer que “Lula tinha filho ladrão”. A fala do pedetista ocorreu durante entrevista ao programa Pânico, da Jovem Pan.
O advogado Fábio Tofic Simantob, representante dos herdeiros de Lula, pede que o ex-governador do Ceará esclareça qual dos filhos do petista ele se refere e sobre qual situação falou.
Segundo o representante, a afirmação do presidenciável é “leviana” já que “nenhum filho de Lula responde ou respondeu a qualquer ação penal por corrupção ou crimes assemelhados”.
“Pelo contrário, um deles [Fábio Luís], investigado durante anos, teve o inquérito contra ele arquivado por ausência de elementos que demonstrem a prática de qualquer malfeito”, adiciona.
O advogado afirma que, caso não se desculpe pela declaração e siga fazendo ataques semelhantes, Ciro poderá responder por crime contra a honra, de injúria ou calúnia.
Na petição, Simantob diz que a interpelação é “uma prova de fogo para ver até onde vai a coragem ou a irresponsabilidade” de Gomes.