Acolhendo pedido feito pelo Ministério Público de Goiás (MPGO), por meio de um mandado de segurança coletivo, o Tribunal de Justiça (TJGO) determinou que a secretária Estadual de Educação, Fátima Gavioli, contrate imediatamente professor temporário de Matemática para ministrar aulas aos alunos do ensino médio do Colégio Estadual Padre Lamberto Verrijt, no município de Cabeceiras.
De acordo com o promotor Lucas Danilo Vaz Costa Júnior, titular da 4ª Promotoria de Justiça de Formosa, autor do mandado, os alunos chegaram a ficar três meses sem professor de Matemática durante o primeiro semestre deste ano. No segundo semestre um professor temporário foi contratado, mas no final do mês de agosto o profissional pediu o desligamento das funções e até agora nenhum outro foi colocado no lugar. Com isso, segundo o promotor, os prejuízos curriculares são evidentes para as turmas sem aula.
Ele disse que os alunos do Colégio Estadual Padre Lamberto Verrijt chegaram a entrar em contato com a Coordenação Regional de Educação de Formosa para solicitar um novo professor para a disciplina, mas obtiveram como resposta que tal providência não poderia ser atendida, sob o argumento de proibição de contratação por parte do Estado durante o período eleitoral.