segunda-feira , 18 novembro 2024
Goiás

Dias Toffoli marca sessão extraordinária para julgar terceiro mandato de Policarpo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, marcou sessão extraordinária virtual para julgar o caso o terceiro mandato de Romário Policarpo (Patriota) como presidente da Câmara Municipal de Goiânia na sexta-feira da próxima semana, dia 16.

A Câmara Municipal foi intimada a apresentar em 48 horas as atas das sessões nos dias das eleições de Policarpo para comandar a mesa por três vezes 2019/2020, 2021/2022 e 2023/2024. Toffoli solicitou também os nomes dos parlamentares que estão na diretoria de cada mandato.

Em nota os advogados do Pros na ação, Guilherme Augusto e Andressa Mendonça, afirmaram que acreditam que este foi um passo importante para a independência da Câmara Municipal:

“a atual composição do STF entende pela tradição em nosso ordenamento constitucional de não só afastar o perigo da perpetuidade da mesma pessoa na chefia do Poder Legislativo, independente da esfera, por meio de sucessivos mandatos, mas também de evitar o uso da máquina administrativa na busca de novos mandatos. É evidente que a Suprema Corte demarcou um parâmetro para que a autonomia do ente não descambe em “continuísmo personalista” na titularidade das funções públicas eletivas, garantindo a alternância de poder e a temporariedade dos mandatos”, disse Guilherme.

Artigos relacionados

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...

Goiás

Carreta bitrem perde compartimento de carga em Goiás; motorista trapalhão não percebeu

Fato Uma carreta bitrem, carregada com sal, perdeu um dos compartimentos de...