sábado , 13 junho 2026
Nacional

“O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) não é do General Heleno”, diz Flávio Dino, novo Ministro da Justiça

Após o anúncio oficial do presidente eleito Lula (PT) do nome do ex-juiz federal e ex-governador do Maranhão, Flávio Dino, como novo Ministro da Justiça, ele concedeu uma entrevista coletiva aos jornalistas sobre o momento de transição entre os governos de Bolsonaro e Lula. Perguntado sobre as declarações do ministro-chefe do GSI, General Heleno, relacionando o Gabinete de Segurança Institucional a si próprio, Dino foi direto: “O GSI não é dele. Em janeiro ele sairá e a GSI continuará.”

Perfil

Flávio Dino nasceu em São Luís (MA), tem 54 anos, é advogado, ex-juiz e professor. Foi juiz federal entre 1994 e 2006. Na política exerceu o cargo de deputado federal (2007-2011). Depois assumiu a presidência da agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), no governo de Dilma Rousseff, entre 2011 a 2014.

Flávio Dino foi eleito governador do Maranhão por duas vezes (2015-2022). Em 2022, renunciou para disputar o Senado Federal, foi eleito com 63,38% dos votos.

Artigos relacionados

Nacional

Operação mira prefeituras suspeitas de desvio de R$ 29 milhões em contratos

Desvios Uma operação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União realizaram,...

Nacional

Parte da Esplanada dos Ministérios é fechada após suspeita de bomba dentro de mala

Susto Parte da Esplanada dos Ministérios, em Brasília,  foi fechada após a...

Nacional

ONG ligada a filme sobre Bolsonaro é alvo de operação por suspeita de fraude em contrato milionário de wifi

Investigação A Polícia Civil de São Paulo realizou nesta segunda-feira (1º) uma...