segunda-feira , 3 fevereiro 2025
Notícias

A pedido da PGR, Toffoli autoriza inquérito contra senador Sergio Moro

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a abertura de inquérito contra o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) para apurar supostas irregularidades no âmbito de uma delação premiada negociada quando ele era juiz titular da 13ª Vara Federal de Curitiba.

Toffoli atendeu a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), após apurações da Polícia Federal (PF) apontarem a necessidade de aprofundar as investigações sobre declarações do empresário e ex-deputado estadual do Paraná Antônio Celso Garcia, conhecido como Tony Garcia.

O caso remonta a um acordo de colaboração premiada firmado em 2004 por Garcia, após ele ser preso pela PF sob a acusação de gestão fraudulenta do Consórcio Nacional Garibaldi, em processo anterior à Lava Jato. A partir daí ele teria sido ameaçado por Moro e levado a gravar investigados e “trabalhar” para obter provas contra políticos e outras figuras proeminentes, sobretudo ligadas ao PT, segundo relatou.

Em depoimento à PF, autorizado por Toffoli no ano passado, Garcia contou que as supostas chantagens teriam sido relatadas ainda em 2021 à juíza Gabriela Hardt, que substituiu Moro na 13ª Vara Federal. As alegações, entretanto, foram encaminhadas ao Supremo somente no ano passado, por decisão do juiz Eduardo Appio, que assumiu a Lava Jato por curto período.

Artigos relacionados

Notícias

Policial penal é preso por envolvimento na morte de advogado em Rio Verde

Morto a tiros • O crime ocorreu no dia 3 de outubro...

Notícias

Bebê é encontrado morto envolto por um saco plástico em Aparecida de Goiânia

De cortar o coração • Um bebê recém nascido foi encontrado já...

Notícias

Enchente causa transtornos em Franco da Rocha e Caieiras, região metropolitana de São Paulo

Temporal • O sábado (1) foi de desespero para os moradores de...

Notícias

Está valendo: aumento do salário dos professores. Piso da educação sobe 6,27%

Novo Piso • O salário-mínimo dos professores da rede pública de educação...