O vereador Raphael da Saúde (DC) retornou ao seu mandato na Câmara Municipal de Goiânia, após a cassação em definitivo de Gabriela Rodart (PTB), pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele havia assumido a cadeira em fevereiro deste ano, mas cedeu a vaga para Rodart que recebeu aval do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para cumprir o mandato.
A parlamentar teve seu mandato cassado por infidelidade partidária. Ela foi eleita em 2020 pelo Democracia Cristã (DC) e depois se filiou ao PTB. O partido Democracia Cristã (DC), que moveu a ação contra a ex-vereadora, afirmou que o mandato é da agremiação partidária e que Rodart optou por sair sabendo do risco de perdê-lo.
Raphael Cavalcante Calixto é natural de Goiânia, formado em Farmácia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e especialista em saúde da família. É servidor público municipal há 13 anos, já foi Diretor geral do Cais Amendoeiras, distrito sanitário Leste e gerente na Diretoria de Vigilância Sanitária de Goiânia.
Ele concorreu às eleições pela primeira vez em 2020 pelo partido DC quando obteve 2.618 votos e estava na suplência do partido.