Página no Instagram censurada por denunciar rombo do Banco Master na prefeitura de Aparecida de Goiânia

quinta-feira , 17 setembro 2026
Notícias

Você é refém do celular?

Fato

  • O Brasil é o segundo país que mais usa celular no mundo, e esse dado impressionante pode esconder riscos sérios para a saúde. A nomofobia, que é o medo ou ansiedade pela falta de uso do celular causando sensação de medo, irritabilidade, tem atingido cada vez mais pessoas em nível nacional.

Principais sintomas

  • Utiliza o celular de maneira excessiva, mesmo em situações socialmente inapropriadas. Passa longos períodos de tempo em atividades no celular, negligenciando responsabilidades ou compromissos.
  • Tem dificuldade em desligar o telefone mesmo durante a noite ou em momentos de descanso.
  • Pode experimentar sintomas físicos, como palpitações, suor excessivo, tremores, ataque de pânico quando não tem acesso ao aparelho.
  • Expressa preocupação constante sobre a bateria do telefone, e se o mesmo está presente e em condições de uso.

Tratamento

  • Não existe uma cura específica para essa condição. A nomofobia é considerada uma manifestação de ansiedade, o medo excessivo de ficar sem o aparelho celular. Porém, existem algumas abordagens e estratégias para gerenciar e superar essa situação.
  • Periodicamente, fazer “desintoxicações digitais” pode ser útil. Isso envolve períodos em que a pessoa se desconecta completamente do celular para focar em atividades offline.
  • A terapia com um profissional qualificado ajuda a identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento disfuncionais relacionados ao uso do celular.

 

Veja mais no vídeo abaixo;

Artigos relacionados

Notícias

Bomba na eleição: Daniel Vilela é alvo de ação após prometer “presente” a cidades onde tiver maior votação

• Governador vira investigado no TRE-GO O governador e candidato à reeleição...

Notícias

Morre Henrique, ex-zagueiro de Goiás, Vila Nova e campeão goiano pelo Itumbiara

• Futebol de luto Morreu nesta quarta-feira (16), aos 49 anos, o...

Notícias

Pai e filho sofrem até 300 picadas de abelhas durante torneio de pesca em Goiás

• Ataque durante pescaria Pai, filho e um amigo viveram momentos de...

Página no Instagram censurada por denunciar rombo do Banco Master na prefeitura de Aparecida de Goiânia