domingo , 18 outubro 2026
Notícias

PF vai investigar Cleitinho, Eduardo Bolsonaro e Pablo Marçal por fake news no Rio Grande do Sul

Fato

• O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) e o coach Pablo Marçal serão investigados pela Polícia Federal por divulgação de fake news sobre ações dos governos federal, estaduais e municipais nas enchentes do Rio Grande do Sul.

Conteúdos com desinformação

• A investigação da PF começou por ordem do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que recebeu na terça-feira (7) um ofício com o pedido de apuração enviado pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta. Serão apurados “ilícitos ou eventuais crimes relacionados à disseminação de desinformação e individualização de condutas”.

• No documento, Pimenta listou nomes de influenciadores digitais, de contas em redes sociais e postagens que viralizaram na internet com informações falsas sobre o trabalho de resgate de pessoas e sobre a recuperação dos estragos no Estado. Entre elas, o vídeo publicado na plataforma X (antigo Twitter) por Pablo Marçal. O ofício também cita o senador Cleitinho Azevedo como “disseminador da fake news”.

Artigos relacionados

Notícias

Jovem invade manifestação de Lula e mata adolescente de 14 anos com uma faca

• Crime durante evento político Uma mobilização eleitoral em apoio ao presidente...

Notícias

Virada de Lula? Nova pesquisa mostra presidente com 51% e Flávio Bolsonaro com 49% dos votos válidos

• Lula aparece na frente Depois de levantamentos que apontaram Flávio Bolsonaro...

Notícias

Lula e Flávio Bolsonaro levam disputa às ruas neste domingo antes de primeiro debate na Band

• Segundo turno nas ruas A disputa pela Presidência da República ganha...