Fato
• O prefeito de Planaltina (GO), delegado Cristiomário, voltou a criticar duramente a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) pelo aumento das tarifas do transporte público no Entorno. “É um absurdo o que o governo federal está fazendo com a população. São quase R$ 600 reais de tarifa por mês para quem trabalha no DF e precisa ir e voltar todos os dias. Já que o governo federal fala muito de ajudar quem precisa, por que não abaixa a tarifa ou providencia um subsidio? Está na hora do governo federal ser mais humano aqui no Entorno”, disse Cristiomário.
Quem define o preço do ônibus?
• A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Desde o dia Desde o dia 25 de fevereiro de 2024, a ANTT autorizou um aumento de 8,56% nas passagens de transporte público no entorno do Distrito Federal.
Justificativa do governo federal
• A justificativa do governo federal pelo aumento baseia-se em fatores como inflação e a necessidade de manutenção dos serviços, mas é crucial lembrar que os salários também são afetados pela inflação e não têm recebido reajustes compatíveis.
Prefeito entrou na justiça
• No dia 23 de fevereiro o prefeito, delegado Cristiomário, entrou com uma ação na Justiça para tentar barrar o novo aumento de passagens de ônibus entre o Entorno e o Distrito Federal. Na ocasião ele afirmou que o reajuste é absurdo e coloca em risco os empregos do moradores do Entorno contratados no DF. Na avaliação dele, o aumento “massacra” a população.