quarta-feira , 12 fevereiro 2025
Notícias

Lula diz que é “insanidade” punição maior a vítima do que ao estuprador

Fato

• O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou neste final de semana da cúpula do G7 na Itália. Antes de seu retorno, ele fez críticas ao projeto que tramita em caráter de urgência na Câmara, que pretende punir mulheres vítimas de estupros que optarem pela interrupção da gravidez mesmo após 22 semanas com punição maior do que a do estuprador.

Insanidade

• Lula ainda não havia opinado publicamente sobre o tema. Por fim desabafou: “Acho que é insanidade alguém querer punir uma mulher numa pena maior que o criminoso que fez o estupro. É, no mínimo, uma insanidade”, disse Lula em entrevista a jornalistas. “Quando alguém apresenta uma proposta que a vítima tem que ser punida com mais rigor do que o estuprador, sinceramente, não é sério.”

Debate

• Lula disse que acompanhou o debate que ganhou o Brasil na última semana: “Eu, à distancia, não acompanhei o debate intenso no Brasil. Quando voltar, vou tomar ciência disso. Mas tenho certeza que o que tem na lei já garante que a gente aja de forma civilizada pra tratar com rigor o estuprador, e com respeito a vítima”, afirmou o presidente.

Artigos relacionados

Notícias

GloboNews: Marconi Perillo confirma possível fusão do PSDB com outros partidos

Discussão interna O presidente nacional do PSDB, ex-governador Marconi Perillo, confirmou que...

Notícias

Inflação desacelera, fecha janeiro em 0,16%, menor índice para o mês desde o início do Plano Real

Evolução • O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu...

Notícias

Foragido mata PM do Bope durante confronto e é morto por sniper em Goiás

Goiás violento Um foragido da Justiça matou um cabo do Bope durante...