Fato
- Quando um gestor beneficia um parente em cargo público é chamado de nepotismo. E quando um prefeito beneficia com mais de R$ 6 milhões a tia de consideração? Qual nome deve-se dar? Tem quem chame de oportunismo, tem quem chame de malandragem.
- O fato é que Marden Jr., prefeito de Trindade, pagou via Prefeitura, mais de 6 milhões para a Associação Educacional Reino Nobre, presidida pela tia de consideração dele, que faleceu em janeiro de 2024.
Ação popular
- Uma ação popular protocolada pela advogada Naraiene Marques aponta que o valor de mais de R$ 6 milhões foi repassado à Associação entre 2023 e 2024. Ao todo, foram feitos nove repasses à instituição, sendo sete no ano passado e dois neste ano.
- Ainda conforme a ação, o convênio foi firmado para a prestação de serviços educacionais, mas levantou preocupações sobre a legalidade e moralidade da contratação, consideração a relação de parentesco entre Marden e a dirigente da associação.
Ausência de prestação de contas
- De acordo com a ação, outro problema ligado à contratação da associação ligada à família de consideração de\aa Marden refere-se à falta de prestação de contas por parte da associação.
- “Contratações públicas de empresas cujos sócios têm relação intima com quem lhes seria chefe é, no mínimo, imoral, merecendo uma análise mais profunda a respeito da legalidade e do respeito o interesse coletivo”, diz trecho da ação que pede a suspensão do convênio.