sábado , 24 outubro 2026
Notícias

Prefeitura tem culpa: morre Maria Ayla, bebê que perdeu atendimento médico por falta de pagamento da Secretaria da Saúde. Cadê o Ministério Público?

Fato

• Na madrugada deste sábado (26), Maria Ayla, de apenas 1 ano, faleceu após sofrer uma parada cardíaca.

• A menina era uma dos 29 pacientes de alta complexidade que dependiam de atendimento domiciliar, mas tiveram os serviços suspensos devido à falta de pagamento da Prefeitura de Goiânia à empresa Transmédica, contratada para prestar esse suporte.

• A dívida chega a mais de 3 milhões de reais, por conta de cinco meses sem pagamentos. A prefeitura carrega essa culpa.

Suporte suspenso

• Sem o suporte técnico, Maria Ayla, portadora da Síndrome de Moebius e dependente de respirador, contava apenas com os cuidados dos pais, que precisavam ministrar medicamentos e realizar procedimentos como a limpeza da traqueostomia, normalmente realizados por profissionais.

• A família acredita que a morte de Maria Ayla, possivelmente, poderia ter sido evitada se ela estivesse sido assistida por um profissional.

• Fonoaudiologia, fisioterapia e o atendimento técnico de enfermagem foram os serviços paralisados.

Atrasos

• A Transmédica declarou que os “reiterados e insuportáveis atrasos” nos repasses por parte da prefeitura inviabilizaram a continuidade do atendimento.

• A Prefeitura de Goiânia e a Secretaria Municipal de Saúde ainda não se manifestaram.

Diante da tragédia, ficam as perguntas: “quem vai velar por Maria? O que dirá o Ministério Público de Goiás? Quantas crianças precisarão morrer para que alguma coisa seja feita?”

Artigos relacionados

Notícias

“Exército do Lula” chega a 10 milhões de seguidores no WhatsApp às vésperas do segundo turno

• Canal chega a 10 milhões de seguidores O canal “Exército do...

Notícias

Ministro do TSE impede Nunes Marques de derrubar canal “Exército do Lula”

• TSE impede nova derrubada do “Exército do Lula” O ministro Floriano...

Notícias

Mistério em Goiânia: dois homens são encontrados mortos em córregos da capital

• Dois corpos são encontrados em Goiânia Dois homens foram encontrados mortos...

Notícias

Dois policiais militares são presos suspeitos de extorquir R$ 10 mil de morador em Aparecida de Goiânia

• PMs são presos suspeitos de extorsão Dois cabos da Polícia Militar...