quinta-feira , 9 janeiro 2025
Notícias

Segredos do Pirata: julgamento de policiais do COD envolvidos em falso confronto revela mar de lama da ‘minha puliça’ do Caiado

Rastros de sangue

• Em junho de 2022, o tenente coronel Edson Melo disse em um programa na TV Brasil Central que a “polícia tinha que matar mais”.

• O comandante foi ouvido. Casos de mortes provocadas pelo COD na época em que Edson passou por lá pipocam por todos os lados. O último deixou dois mortos, Junio José Aquino Leite, 40 anos, e Marines Pereira Gonçalves, 42 anos. Falso confronto e armas plantadas e a queda de Edson marcaram o caso.

• Na filmagem do celular da própria vítima, que tinha um programa ‘espião instalado’, o policial do COD aparece plantando uma arma na cena do crime, após atirar e matar o homem que estava desarmado. Por que? O julgamento dos policiais Wanderson reis dos Santos, Marcos Jordão Francisco Pereira Moreira e Wellington Soares Monteiro trazem a tona um verdadeiro mar de lama em Goiás.

Testemunhas revelam segredos

• Duas testemunhas trouxeram informações assustadoras sobre a ‘minha puliça’ do Caiado. Uma delas é o tenente coronel Fábio Francisco da Costa, comandante do Batalhão Rural da Polícia Militar; a outra é a esposa de Junio José de Aquino, alvo principal da execução.

Tenente Coronel Fábio Costa

• Os policiais alegaram na defesa que estavam investigando uma ‘extorsão violenta’ em uma fazenda de Petrolina (GO), que terminou em confronto. Um relatório do Batalhão Rural brotou no solo fértil da ‘minha puliça’ dois meses depois do processo ter sido tramitado na corregedoria. A Policia Civil grampeou dois PMs envolvidos nas execuções comemorando o documento. Por isso o comandante Fábio Francisco da Costa foi chamado para depor e ele contou um fato novo: Junio na verdade era conhecido como ‘Pirata’ e ele se transformou em informante clandestino e trabalhava em parceria com policiais.

• Embora não exista nenhum processo criminal da extorsão, uma pessoa se apresentou como vítima de Pirata, Tiago José Soares, que se perdeu no depoimento. Uma mulher que seria a mandante da extorsão, segundo o relatório do batalhão rural, não foi arrolada como testemunha da defesa e a perna dessa história está cada vez mais curta.

• Voltaremos ao caso na próxima matéria mostrando o que disse a esposa do Pirata.

Artigos relacionados

Notícias

Prefeito eleito de Nerópolis larga na frente em busca de recursos para a cidade em Brasília

Audiência • O prefeito eleito de Nerópolis (GO), Dr. Luiz Alberto (Republicanos),...

Notícias

José Mendonça Neto será o juiz relator do recurso de inelegibilidade de Mabel e Caiado

Perto do fim O juiz substituto José Mendonça Neto será o relator...

Notícias

Piloto que morreu em queda do avião em Ubatuba era de Goiânia

Piloto goiano morreu na queda • Paulo Seghetto é o nome do...