Um pouco tarde
- Já no apagar das luzes e faltando menos de um mês para acabar a gestão de Rogério Cruz, a Justiça determinou a intervenção do Governo Estadual na Saúde Municipal de Goiânia. Parece que agora as autoridades resolveram agir depois que dezenas de pessoas morreram na fila de espera por atendimento médico. ‘Inglês viu?’
Do sujo para o mal lavado
- Mas a situação que já é ruim pode piorar. O Governo Caiado vai intervir na gestão da Saúde de Goiânia sem ao menos conseguir fazer a Saúde Estadual fluir. Só neste ano de 2024, várias unidades, incluindo o Hugo, fizeram paralisação para reivindicar salários atrasados e melhores condições de trabalho.
- O Hospital de Urgências de Goiânia, que era referência, chegou a ter UTIs infestadas de piolhos de pombo, um cenário de caos comandado pela falta de respeito e compromisso de Caiado com a saúde pública.
Decisão
- A decisão de intervenção do Estado de Goiás na saúde de Goiânia foi proferida na tarde desta segunda-feira (9/12), pelo colegiado de desembargadores do Tribunal de Justiça de Goiás, após pedido do Ministério Público em meio à crise financeira e de gestão da Secretaria Municipal da Saúde, que se agravou na última semana com a prisão do então secretário Wilson Pollara.
Vidas perdidas
- Durante sessão que decidiu pela intervenção estatal no município de Goiânia, a promotora Fabiana Zamalloa disse que em 20 dias ainda dá para salvar muitas vidas. Um pouco tarde, não? 4 anos de caos e só agora as autoridades resolvem agir. Quantas vidas se foram à espera de um atendimento digno…